Como investir na Bolsa: 2 exemplos de “histeria” no mercado de ações

Foto da Salão da BMF&Bovespa, em São Paulo

O site Ooops hoje dá mais uma dica para os leitores interessados em investir na Bolsa de Valores como “brokers” (investidores independentes que compram e vendem ações a partir de suas próprias casas, sem bancos ou agentes).

O objetivo destes vídeos é ajudar você a investigar e a aprender mais sobre ações antes de comprá-las.

Como já dissemos em outros textos,  primeiro passo é você escolher um pequeno grupo de ações para acompanhar por pelo menos um ano antes de efetuar a compra.

É preciso analisar o histórico da empresa, o histórico do valor de suas ações no decorrer dos anos, e não se decidir comprar ou vender apenas se ela caiu ou subiu num determinado dia ou período curto.

FANIQUITO DO MERCADO

Você jamais deve comprar a ação de uma companhia sem ter feito a lição de casa e aprendido porque os papéis sobem e descem com tanta frequência.  

Em menos de dois meses tivemos dois exemplos de “histeria” do mercado de ações brasileiras.

O primeiro ocorreu em junho, quando Pedro Parente deixou a Petrobras. Naquele dia, 1º de junho, as ações da empresa –que já não andam numa grande fase devido a sucessivos escândalos e interferência do governo– desabaram.

Até mesmo o dólar disparou.

No entanto, hoje, a ação já recuperou e superou o valor ocorrido naquele “desabamento”,

Outro exemplo que damos no vídeo de hoje é a ação da Gol Linhas Aéreas. Dias atrás a empresa anunciou a compra de um lote de aeronaves da Boeing e o preço disparou.

Por quê?

Não me perguntem.

MERCADO IRRACIONAL

Já vi outros casos em que empresas fazem grandes investimentos como esse da Gol, e o que ocorreu foi justamente o oposto: as ações delas caíram, porque investimento significa gasto, e necessariamente não é garantia de lucro futuro.

A compra de 15 Boeings 737 Max-8 deverá custar mais de US$ 2 bilhões e isso é um investimento incrivelmente alto para qualquer empresa do mundo.

No entanto, as ações da Gol no dia do anúncio desabaram. Menos de dez dias depois, já  perderam praticamente todo o ganho daquele dia.

Isso é o que chamo de “irracionalidade” ou “histeria” dos investidores, já que muitos agem de forma intuitiva, impensada ou mesmo como parte do “efeito boiada” –faço o que outros fazem.

VEJA O VÍDEO COM DICAS DO MERCADO DE AÇÕES

Como saber se uma ação da Bolsa está cara ou barata?

Leia em Ooops mais dicas de investimento em ações

 

Veja a biografia de Ricardo Feltrin

Mais sobre Ricardo Feltrin no Google

Ricardo Feltrin no UOL

Sobre:

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.