No vídeo de hoje o jornalista Ricardo Feltrin conta mais um pouco da história da TV brasileira.
Uma das grandes reclamações por parte do público com a extinção da TV Globinho, que era exibida de segunda a sábado até junho de 2012.
No dia 23 daquele mês foi a última vez que o programa seria diário.
Dois dias depois, 25 de junho, estreava o Encontro com Fátima.
Durou pouco
Por três anos ainda a Globo manteve a atração no ar aos sábados.
Mas, em 1º de agosto de 2015, mês do desgosto, a TV Globinho foi ao ar pela última vez.
O último desenho exibido foi Alvin e os Esquilos 3, que obteve recorde de audiência, com quase 40% das TVs ligadas no país.
No sábado seguinte, dia 8 de agosto, estreava o É de Casa.
Morre a TV Globinho
Muita gente culpa a Globo e Fátima, pelo fim da atração, mas o motivo foi outro: mudanças nas regras de publicidade de produtos infantis.
A verdade é que o fim da TV Globinho começou mais de dez anos antes, com o lançamento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Foi quando começou um movimento para proibir propaganda direcionada a crianças.
“Compre Batom”. Foi assim que começou. 1992.
A lei
Resolução CONANDA nº 163, de 13 de março de 2014, que dispõe sobre a abusividade do direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança e ao adolescente.
Foi o fim da era de ouro da publicidade infantil.
Nunca mais seria fácil vender qualquer produto às crianças. Isso passou a ser considerado tão nocivo quanto a publicidade de álcool ou cigarros.
Assista ao programa acima para entender.
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Hamtaro, o hamster, era um desenho fofo da TV Globinho