Comparação de dados de audiência de janeiro a agosto deste ano, e o mesmo período no ano passado, mostram TV aberta e paga descendo a ladeira.
Embora nenhuma queda tenha sido grande, reforça a tendência que vem ocorrendo desde 2017, quando o streaming começou sua explosão no Brasil.
Globo, Record, SBT, Band, RedeTV e toda a TV por assinatura perderam público.
As maiores quedas foram do SBT (-11%), Band (-14%), RedeTV (-19%).
A TV paga perdeu mais 10% de público, índice que tem se repetido nos últimos anos, seguindo a perda de assinantes.
Força do streaming
Do lado oposto estão os serviços de streaming, que só este ano já ganharam mais 10% de share.
Share é a participação no universo de aparelhos ligados (TVs, laptops, tablets e celulares) dentro das residências monitoradas pela Kantar.
Embora já não esteja mais crescendo em número de assinantes como nos últimos três anos, o consumo de streaming continua mostrando fôlego.
Quase um em cada 5 aparelhos ligados nas 24 horas do dia, no país, não saem de seu conteúdo. Isso, claro, inclui o YouTube.
Youtube é o rei da cocada entre os serviços de streaming