JP derrota Sleeping Giants na Justiça por unanimidade.
O Tribunal de Justiça de SP determinou que o grupo ativista Sleeping Giants pare imediatamente com campanha de desmonetização do Grupo Jovem Pan.
O TJ decidiu ainda que, no caso de descumprimento da decisão, haverá uma multa por cada postagem ou hashtag #desmonetizajovempan”, criada por eles.
A decisão do TJ foi por unanimidade e os advogados do Sleeping Giants nem sequer compareceram ao tribunal para ouvir a decisão.
Para os desembargadores, o que os ativistas fazem é uma campanha vexatória e difamatória.
“O que o Sleeping Giants pratica tem um nome só: censura. Tentam calar um veículo de comunicação porque ele não pensa como eles”, disse José Frederico Manssur, advogado do Grupo JP
2ª derrota do Sleeping Giants
Essa é a segunda derrota na Justiça, este ano, do grupo Sleeping Giant, sediado no Paraná.
Em julho, como este site publicou com exclusividade, os ativistas foram derrotados em outro processo contra o Google.
O Sleeping Giants moveu uma ação contra o Google e outras “Big Techs” (as “gigantes da tecnologia, como Facebook, Twitter etc).
Emtão o grupo acusou essas empresas de “adotar práticas abusivas e ilícitas, mediante publicidade ostensiva, para a manipulação dos sistemas de busca e da opinião pública em favor das suas pautas e interesses corporativos”.
O grupo ativista se refere à PL 2630/20, a chamada “PL das Fake News”.
Perdeu
A Justiça decidiu que os ativistas queriam impor sua ideologia ao Google.
A saber: que queriam “guiar” o noticiário e a ferramenta de buscas de acordo com seus interesses.
“A associação autora carece de interesse processual, ao manejar a sua pretensão de direito pela via processual inadequada da ação civil pública, seja por não tratar de interesses ou direitos difusos, seja porque quer apenas impor o seu modo de pensar no funcionamento dos serviços das requeridas”, disse o juiz em seu despacho.
LEIA MAIS:
Sleeping Giants é derrotado pelo Google na Justiça
JP derrota Sleeping Giants na Justiça: Leonardo de Carvalho Leal e Mayara Stelle são os ativistas