Sleeping Giants pode estar com dias contados no Brasil, depois da derrota na última segunda-feira para o Grupo Jovem Pan, na Justiça.
O GJP processou o Sleeping Giants porque, desde o ano passado, ele faz uma campanha de desmonetização do Grupo Jovem Pan devido ao fato de dar espaço à direita.
O TJ-SP ordenou que os ativistas parem com postagens ou hashtags #desmonetizajovempan”, criada por eles –sob pena de multas.
Dias contados
A decisão do TJ foi por unanimidade e os advogados do Sleeping Giants nem sequer compareceram ao tribunal para ouvir a decisão.
Para os desembargadores, o que os ativistas fazem é uma campanha vexatória e difamatória.
A vitória da Jovem Pan sobre os ativistas pode ir muito além do TJ.
Pode significar uma jurisprudência que possa ser usada por quaisquer outras empresas que têm sido alvo do Sleeping Giants Brasil desde o ano passado.
‘Donos’ do Sleeping Giants
Além disso, a Jovem Pan agora deve processar o casal Leonardo de Carvalho Leal e Mayara Stelle, os representantes do SG no Brasil, pedindo indenização por danos morais, materiais e até lucros cessantes.
Estima-se que a Jovem Pan tenha perdido algo em torno de R$ 3 milhões desde o início da campanha dos ativistas.
O Sleeping Giants é um movimento que começou nos EUA na campanha de Donald Trump, no ano passado.
Seu objetivo é “denunciar” publicamente anunciantes cujas marcas e propagandas apareçam em veículos, canais e sites de direita.
Ao fazer a denúncia em suas redes sociais, o SG reúne milhares e até milhões de adeptos de sua ideologia e as marcas passam a ser pressionadas ou detonadas.
Empresas não tinham culpa
O problema é que essas marcas não anunciam nesses canais porque querem, e sim porque os algoritmos do Google ou Facebook exibem os comerciais de forma automática.
No entanto, uma empresa pode decidir que, neste ou naquele canal específico, ela não quer aparecer.
Era isso que o Sleeping Giants vinha fazendo desde o ano passado.
Agora, o casal Leonardo e Stelle podem enfrentar uma sucessão de processos judiciais criminais e cíveis.
LEIA MAIS:
Sleeping Giants sofre derrota na Justiça para o Google
Leonardo e Stelle, do SG: grupo pode estar com dias contados no Brasil