Consumo de streaming bate recorde no Brasil, segundo dados de audiência mensurados pela Kantar Media.
Em janeiro, o consumo de serviços de streaming no Brasil (inclui Youtube e TikTok) foi de quase 25% dos aparelhos ligados nas 24 horas do dia.
Traduzindo: cerca de 1 em cada quatro TVs, smarTVs, celulares, laptops ou computadores ligados dentro de uma residência no Brasil passaram 24 horas por dia consumindo streamings.
A Kantar ainda não consegue medir o consumo de celulares ou laptops se eles acessarem conteúdo audiovisual fora da residência.
isso acontece porque a medição e análise do que está sendo consumido dentro de casa é feito por meio de um software ligado ao roteador e wi-fi das famílias medidas.
Recorde e perto da Globo
Na média das 24 horas do dia, o ranking de consumo de conteúdo audiovisual ficou assim (média 24% por dia no Brasil):
Globo – 33,2%
Streaming – 24.6%
Record – 10.6%
TV paga – 7,2%
SBT – 7,1%
Band – 2,9%
RedeTV – 0,6%
Os números não mentem: a cada ano o consumo de streaming se aproxima mais do da TV Globo aberta.
Para efeitos de comparação, o Youtube (que integra o “streaming” medido) só perde em audiência no Brasil para a própria TV Globo.
Embora a base de assinantes dos serviços esteja um tanto estagnada.
Em 2022, a estimativa era de que 22 milhões de brasileiros acessavam com regularidade Netflix, Prime, Disney, Globoplay e companhia.
Decadência
Isso mostra definitivamente a decadência inescapável da TV aberta e também da TV paga.
Só a TV paga, nos últimos 10 anos, perdeu cerca de 50% da sua base de assinantes.
Isso acaba afetando diretamente o Grupo Globo, pois fez com que a arrecadação do grupo com seus canais pagos também caísse pela metade. E isso continua.
LEIA MAIS:
Youtube tem 15 vezes mais audiência que o Globoplay
Consumo de streaming bate recorde no Brasil