Repórter da Record é demitida após o vazamento de uma suposta fala de Lula, que afetou o mercado de dólar ontem e, em parte, hoje.
Lula soltaria a frase em entrevista exclusiva à repórter Renata Varandas, do “Jornal da Record.”
O presidente teria dito que não estava “convencido” de que deveria cortar gastos públicos –sempre uma má notícia no atual momento para o mercado.
A entrevista só iria ao ar ontem (16) por volta das 20h30, mas às 13h30 o mercado começou a perceber uma compra exacerbada de dólar.
Repórter doi demitida
No tradicional “ditado” follow the money, chegou-se ao nome de uma consultoria político-econômica na qual Varandas uma das sóciasa Capital Advice.
Acabou se tornando um escândalo, mas, o que é o mais interessante:
Segundo este jornalista apurou, Lula não disse a frase sobre não estar “convencido” a cortar gastos. Ao menos não “em on”.
De resultado concreto, ontem houve uma subida incomum do valor do dólar ontem, após o vazamento. Nesta quarta (17) tudo já voltou ao normal.
Crime
No entanto, no caso de alguém que é enquadrado na lei de “insider trading”, poderá chover multa sobre ela e as empresas envolvidas.
O “insider trading” é aquele que usa informações privilegiadas para usá-las no mercado de ações ou de dólar e ghanhar dinheiro com isso.
Prisão não vai rolar, embora haja previsão de pena de 1 a 3 anos.
Cadê a fala?
Se a fala de Lula não está na entrevista, e não teve cortes, só há duas possibilidades:
1 – Ela inventou.
2 – Lula falou isso em off com ela, e ela usou de forma ilegal.
Outro lado
Procurada, a Record disse hoje, por meio de nota, que investigaria os fatos e que não toleraria vazamento de informações. Já investigou e puniu.
LEIA MAIS:
Repórter da Record e investgada pelo compliance
Repórter da Record é demitida após o vazamento de uma suposta fala de Lula