Quer mais conteúdo?
Minhas redes

Como será o futuro da Globo sem Bonner?

Como será o futuro da Globo sem Bonner?

Como será o futuro da Globo sem Bonner? Essa pode parecer uma pergunta incorreta.

O certo não deveria ser como será o futuro de William Bonner sem a Globo?

Creio que não. A segunda pergunta é fácil de responder.

Quando se aposentar da Globo e da bancada do “JN” –o que, segundo o jornalista Flávio Ricco, pode acontecer em dois anos–, ele terá uma vida tranquila de multimilionário.

O passado e o futuro de Bonner

A despeito de sempre ser atacado por gregos e troianos (hoje os “gregos” o amam), o jornalista e editor-chefe do “JN” construiu uma carreira sólida.

Na vida privada, sempre foi extremamente discreto, assim como toda a sua família. Terá uma merecida aposentadoria de multimilionário.

Entretanto, provavelmente ganhará um cargo simbólico e uma pensão vitalícia da Globo.

O futuro da Globo

Muita gente não sabe, mas nos bastidores da Globo havia uma certeza em 2021: se naquele ano, Jair Bolsonaro tivesse sido reeleito, Bonner seria “aposentado” pela emissora.

Diz a lenda, seria um “gesto de paz” a ele, que certamente teria mais apoio popular para “ir para cima” da emissora num eventual segundo governo.

Em outras palavras, se essa história for verdadeira, ela mostraria que a Globo  sabe o que ele representa diante da política nacional , especialmente, diante do bolsonarismo: a imagem da própria emissora.

Por outro lado, mostra que ela não se importaria em “sacrificar” uma cabeça tão importante se isso significasse ter um melhor tratamento (ou “menos pior”) num segundo governo Bolsonaro.

Globo não tem ideologia 

Sempre repito que a Globo não tem nenhuma ideologia política. O que ela tem é ideologia financeira.

Tem sido assim desde 1965, quando os militares tomaram o poder,, e só teve uma única interrupção: de 2018 a 2022 –entre a campanha eleitoral e o dia em que Lula venceu o segundo turno. 

Não será difícil substituir William Bonner, 60 anos, na bancada do “JN”. Mas vai ser difícil –quiçá impossível– para a TV arrumar outro “arquétipo” editorial semelhante ao que ele se transformou.

Se isso é bom ou mal para a Globo, caberá à história julgar.

LEIA MAIS:

Flávio Ricco – Globo vai aposentar William Bonner

Fórmula 1 detona crise inédita na TV Globo

Como será o futuro da Globo sem Bonner?

Como será o futuro da Globo sem Bonner?