Opinião – Nem a Fazenda salva ‘A Tarde é Sua’ do fiasco e da irrelevância na TV aberta, e até mesmo na RedeTV.
Com um ibope que raramente ultrapassa 1 ponto, o programa em anos anteriores parecia ter uma “performance” melhor em dois momentos do ano:
Durante o “BBB”, da Globo, e durante “A Fazenda”, da Record.
Nem a Fazenda Salva
Este ano, porém, nem mesmo o reality campestre da emissora de Edir Macedo está surtindo qualquer efeito na audiência do programa comandado por Sonia Abrão.
Na última sexta (01), por exemplo, a atração da RedeTV registrou apenas 1 ponto de média na Grande São Paulo.
Cada ponto na região equivale a cerca de 75 mil residências.
Em muitos momentos, o programa de fofocas baixa sua média para 0,7 ponto.
“A Tarde é Sua”
Ancorado por uma jornalista experiente na área de fofocas, mas conhecida por sua parcialidade pró-SBT, Sonia Abrão peca em três coisas, na minha opinião:
1 – Credibilidade na parte crítica;
2 – Interesse em trazer informação relevante na parte, digamos, do jornalismo de entretenimento; ela própria não traz uma informação exclusiva de sua lavra há anos;
3 – Bom humor e simpatia; algo no mínimo leve de se ver. O programa é pesado. Os “debatedores” são pesados. Há tensão no ar. O único momento em que há sorrisos são quando entram as moças dos “merchans”.
Sonia Abrão, nos últimos anos’’, têm se notabilizado por “detonar” famosos de todas as emissoras. Exceto, claro, os da sua.
Isso se tornou uma espécie de marca registrada dela. O tom de “indignação” quando está dando lições de moral neste ou naquele artista (jamais os do SBT também).
Porém, durante o “BBB”, por exemplo, a apresentadora sempre fica do lado do “brother” que conta com a simpatia da maioria dos internautas.
Falta conteúdo
Com exceção de Alessandro Lo-Bianco, que às vezes traz um ou outro furo sobre bastidores da TV, o programa tem falta justamente do conteúdo que se propõe a fazer: fofoca.
Vladimir Alves, por exemplo, é um zero à esquerda. De resto, só participações irrelevantes e tediosas.
Dicas para salvar do fiasco
Talvez seja hora de mudar o formato do vespertino, pois ele parece estar esgotado. Quiçá, também, seja o momento de renovar o cenário, a iluminação e, principalmente, a pauta.
Ou quem sabe talvez trazer novos ou mais colunistas que agreguem algo?
Do ponto de vista comercial, “A Tarde é Sua” parece se sustentar de forma honesta, porém minimalista.
Vive com “merchans”, mas infelizmente não consegue um bom patrocinador. Talvez os motivos estejam neste texto.
LEIA MAIS:
Edu Guedes apanha de pastor R.R. Soares no ibope
Vem aí mais um canal traço de audiencia
Opinião – Nem A Fazenda salva ‘A Tarde é Sua’ do fiasco