Os dados de audiência de maio no Brasil mostram que o consumo de Youtube e demais serviços de streaming cresceu 14% na comparação com maio do ano passado.
Do lado oposto, quase todas as emissoras abertas despencaram mais um mês em índices que vão de – 4% (Band) a -20% (RedeTV). Record caiu 7%, e SBT, 9%.
A Globo não caiu mas também não subiu: 0%.
Quem caiu também, mais uma vez, é a TV paga: 12%
Esses dados se referem à medição das 24 horas do dia nas 15 maiores regiões metropolitanas do país.
Consumo de streaming
A despeito do desprezo que sofre bolhas das redes sociais, 66% dos aparelhos de todos os tipos (TVs, computadores, tablets e celulares) passam 24 horas na TV aberta.
Desses aparelhos, um terço fica apenas na Globo.
O público de streaming + Youtube também mostra sua força: um em cada quatro aparelhos de qualquer tipo também passa 24 horas consumindo vídeos e conteúdo dos serviços de streaming.
Desse público que consome streaming, 56% só consome Youtube. O restante se divide em todos os outros serviços de streaming.
Youtube 15 x 1 Globoplay
O Youtube, por exemplo, tem quase 15 vezes mais audiência que o Globoplay
Ok, muita gente vai dizer que o YT é gratuito, e o Globoplay, pago.
Bem, nem tanto, já que muita gente tem assinatura do Youtube Premium. E, mesmo assim, todos concorrem na mesma categoria, sendo pagos ou gratuitos.
Youtube 5 x 1 Netflix
O YT também tem mais de 3 vezes ibope da Netflix, e quase 5 vezes o do Tik Tok.
Vejam o ranking dos serviços de streaming:
Em % de todos os aparelhos ligados 24 horas dentro das residências
Youtube: 14,1%
Netflix: 4,2%
TikTok: 3,1%
Globoplay: 0,8%
Prime: 0,5%
Twitch: 0,3%
HBO Max: 0,3%
Outros: 0,5%
- Total consumindo streaming: 23,8%
- Não contabilizados aparelhos usados para games
Fonte: Kantar Media, medição nacional, maio 2023
Conheça o canal de Ricardo Feltrin no Youtube