A Band está enganando todo mundo sobre a F1? Ela tem dinheiro para bancar a temporada 2025 da competição?
Ora, a resposta são dois retumbantes “nãos”.
Então o que significa a decisão dela enviar ao mercado publicitário, anteontem, os valores das cotas de patrocínio para a F1 em 2025?
A Band está zerada
Os valores nunca foram revelados, mas estima-se que, desde 2021, a emissora pagou algo em torno de R$ 60 a 65 milhões anuais pelos direitos da competição.
Este ano, porém, a disparada do dólar e mais o “calote” de R$ 5 milhões que a emissora sofreu da TF, uma “holding” de apostas, esvaziaram ainda mais os cofres da casa.
A verdade é que a Band, hoje, em outubro de 2024, não tem nenhuma condição de honrar o contrato com a Liberty Media para o próximo ano.
Tampouco bancar a temporada do próprio bolso. Muito menos tem condições de amealhar R$ 70 milhões no mercado publicitário em apenas três meses.
A Band de um “golpe”?
Então vamos às especulações e conjecturas do que até agora ninguém sabe explicar. A saber:
Que história é essa de a Band dizer que vai ficar com a F1 2025? Vejamos as hipóteses:
- Dona Band não tem dinheiro ou patrocínio para bancar a temporada 2025 da F1, e nem dinheiro para pagar a multa milionária (estima-se em R$ 60 milhões) pelo distrato com a Liberty;
Então, tudo não passa de uma manobra protelatória, um joguinho de cena da emissora para adiar o pagamento de suas dívidas. A Band sabe que a F1 será da Globo e pronto
Chance dessa hipótese de 0 a 10: 7,5
- No último dia 4, a Band obteve do governo federal a autorização para operar uma casa de apostas no Brasil, a Bad Bet. Foi a 1ª emissora do país a obter o aval para isso.
Ninguém sabe em que pé está o negócio e quem fará sociedade. Especula-se que haveria um grupo chinês envolvido. Nesse caso, o grande patrocínio sairia da própria casa e a Band riria por último.
Chance de 0 a 10: 5,0.
- A TV Band já dava como perdida a F1, não tinha como pagar o distrato, mas ganhou dois “presentes” no colo:
Ela percebeu que a Liberty Media e a Globo negociaram a venda dos direitos “por trás dos panos” sem comunicá-la. E ficou quietinha.
Enquanto isso, acumulou provas materiai e agora, se quiser, pode recorrer à Justiça. As provas:
a) O evento da Globo na última quarta-feira, quando a emissora colocou um carro de F1 no palco da Upfront 2025, dando a entender que exibirá o campeonato no próximo ano;
b) O fato de Ana Maria Braga ter afirmado, na quinta pela manhã, que a F1 é da Globo;
c) A Globo “vazou” a lista de profissionais que vão cobrir a temporada 2025.
Golpe de mestre?
Como o contrato entre Band e a Liberty ainda está valendo, a emissora da família Saad pode alegar que a parceira desrespeitou o contrato como um todo.
Como por exemplo, a cláusula de que lhe dava o direito de renovar ou não, já que tem acordo até dezembro de 2025.
Para comprovar que, de sua parte, está cumprindo o contrato, o departamento Comercial da Band enviou ao mercado publicitário na sexta-feira (18) o valor de suas cotas de patrocínio para a temporada 2025.
Em outras palavras: a emissora da família Saad tem condições agora de jogar tudo no ventilador dos tribunais.
E tem mais: ela pode processar até a Globo, porque a concorrente sugeriu ao mercado que terá um produto que ainda é, por direito contratual, dela.
Ou seja, a Band estaria aproveitando uma gafe histórica da Globo –e possivelmente da Liberty– para humilhar a concorrente diante do mercado publicitário.
Além disso, também arrumaria uma forma de não pagar nada pela rescisão –e, quem sabe, ainda sair com uns milhões no bolso.
Seria uma jogada genial.
Chance de 0 a 10: Incalculável.
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