A maior ameaça da história ao Esporte do Grupo Globo é um youtuber de 30 anos chamado Casimiro, e que comanda um jovem canal dedicado aos esportes.
Um levantamento dos números de audiência do Grupo Globo e da Cazé TV mostra que o departamento de Esportes da Globo tem, sim, motivos para se preocupar com esse “outsider” da mídia.
Ao menos no médio prazo.
A maior ameaça
Vamos esquecer a metodologia de ibope, uma vez que são três plataformas diferentes: TV aberta, paga e streaming.
Vale lembrar, no entanto, que o jogo é bem injusto, 3 contra 1:
Globo, SporTV e Globoplay versus CazéTV.
Esporte da Globo
Como pode um canalzinho que começou modestamente há apenas dois anos, em parceria com uma empresa que tem apenas sete anos (LiveMode), ter se transformado no maior concorrente da história esportiva da Globo?
Bom, isso apenas reforça o poder que a internet –e, especialmente o Youtube– se transformaram na sociedade em pouco mais de duas décadas.
Hoje, 18% dos aparelhos dentro de uma residência (TVs, smarTs, celulares, computadores, tablets etc) passam 24 horas sintonizando APENAS o Youtube.
Reforça ainda que estamos vivendo a maior revolução e transformação na mídia brasileira desde a estreia da TV no Brasil, há quase 75 anos.
Pois tudo indica que a Globo, outrora detentora do monopólio esportivo na TV brasileira, está perdendo relevância.
E de uma forma muito mais rápida do que qualquer um imaginaria.
Conjectura com números
Na média 24 horas, Globo, SporTV e Globoplay somados estão atingindo algo em torno de 35 milhões de pessoas.
Enquanto isso, a Cazé TV teve por volta de 23 milhões em 24 horas (dias 29 e 30/07).
Entretanto aqui cabem ressalvas importantes: a Globo é medida pelo número de pessoas diferentes que a acessaram ao menos por um minuto nesse período.
Já o canal do Youtube conta como “view” quem passa ao menos 30 segundos diante da tela. Além disso, a medição é feita pela própria plataforma.
Por outro lado, o Youtube não parece ser maluco de contar mais “views” do que um canal tem, já que a Cazé TV e demais canais aprovados para monetização são pagos pelas visualizações.
Davi e Golias
Porém, relembrando, são 3 plataformas do Grupo Globo contra 1.
O fato é que, independentemente dos números e metodologia, o modesto canal de internet do rapaz de 30 anos tem hoje uma vantagem enorme sobre o maior grupo de mídia brasileiro.
Principalmente porque atrai um público muito valioso: os jovens. Justamente aquele que a Globo perdeu nos últimos 25 anos.
LEIA MAIS:
Youtubers e influencers se “inflitram” em Paris
A maior ameaça da história ao Esporte da Globo