Entramos em 2023 e uma pergunta que muitos podem se fazer é: Como está a situação financeira das TVs brasileiras?
O espectador e leitor Del Gomes sugeriu a pauta do programa de hoje. Se alguém tiver ideias para outras matérias/programas, deixe sua sugestão nos comentários.
Se for possível, tentaremos fazer as melhores dicas sempre (com crédito aos “pauteiros”, óbvio).
Quem tiver preguiça de ler está matéria do site Ooops é só assistir ao programa abaixo.
Como estão as TVs
Basicamente, a TV aberta entra em 2023 com poucas mudanças de grande porte.
Já na TV paga o grande mistério para o próximo ano será a JP News, sobre a qual falaremos nos próximos dias mais detalhadamente.
Numa análise rápida, estamos assim:
TV Globo
Só a TV deve ter faturado mais de R$ 11 bilhões em 2022 ( o Grupo Globo inteiro deve passar dos R$ 14 bilhões). De forma que entra em 2023 com caixa absurdo perto das outras. Mas, não está dando o chamado lucro-raiz (obtido com comerciais).
Muito pelo contrário. Isso porque está gastando uma verdadeira fortuna na implantação e estabilização do caríssimo serviço de streaming Globoplay.
Além disso, a Globo está perdendo receitas com o definhamento da TV paga. Mas, sua situação é folgada.
RecordTV
Não tem uma situação confortável, mas também vai se mantendo, principalmente com a venda das madrugadas para a Igreja Universal.
Deve atingir cerca de R$ 2 bilhões de faturamento este ano (2022). O dinheiro da igreja é o que faz diferença e permite à emissora de Edir Macedo seguir em frente.
Sem essa receita, a coisa estaria complicada.
SBT
Depois de ser atingido duramente pela pandemia, que afetou seus principais negócios (TV, Tele Sena e Jequiti), o conglomerado de SIlvio Santos agora está se assentando.
As empresas estão retomando seus lucros. O faturamento do SBT deve ficar em R$ 1,1 bilhão ou algo próximo. Porém, sua programação continua estagnada e sem novidade há quase três anos.
Outro fator é a sentida ausência de Silvio Santos, 92, na programação, por causa do risco de Covid. Sua herdeira no palco já está definida: Patrícia Abravanel.
Sem atualizar seu conteúdo, não há como prever melhorias financeiras em 2023.
A TV de Silvio Santos também pode esquecer a quantidade de dinheiro extra de propagandas federais que o governo Bozo gastou, com apoio de seu genro Fábio Faria.
BandTV
Depois de quase três anos consecutivos de investimentos pesados (F1, Faustão, núcleo de Esportes e séries de primeiro escalão, ainda pouco usadas), a emissora da família Saad já puxou o freio este ano.
O volume de dinheiro investido para trazer Faustão provavelmente foi o maior já gasto pela emissora do Morumbi. E ainda não deu o retorno que o cobrisse. Mas isso é questão de meses.
O faturamento só da TV deve ficar na casa dos R$ 600 milhões, talvez um pouco menos.
Não deve ter fôlego para novos investimentos de médio-grande porte,mas está pronta para o ano que chega.
RedeTV
Provavelmente será a mais prejudicada com o novo governante federal que ora se instala no Palácio do Planalto.
Ao lado da JP News, foi a emissora mais bajuladora de Bolsonaro. Ao menos nos dois primeiros anos de governo dele, foi beneficiada por dinheiro federal muito acima do que sua audiência beirando o traço merece.
Vai continuar dependendo da venda de horário para igrejas. De novidade na programação, provavelmente nada.
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