Cai nº de TVs e aparelhos ligados em casai em SP, mostram dados de audiência da Kantar Media.
No mês passado, o número de TVs ligadas despencou em São Paulo, na comparação com setembro de 2022.
Aliás, não só o de TVs, mas o de laptops e celulares ligados dentro das residências monitoradas pela Kantar Media.
O motivo parece ser óbvio, embora não comprovado empiricamente:
As altas temperaturas, certamente, fizeram com que mais pessoas saíssem de casa, deixando de acessar os aparelhos na residência –que é onde o ibope é medido.
Nº de TVs e aparelhos cai
Em um ano, o total de aparelhos ligados (média 24 horas do dia) nas casas na Grande São Paulo caiu de 38% para 35%.
É uma respeitável queda de 7% no público que está consumindo conteúdo audiovisual dentro de casa.
Dados são de SP
São Paulo é o principal mercado da publicidade nacional, e seus números têm mais peso que o restante do país.
Por que medem só dentro de casa?
Porque a empresa Kantar Media hoje só consegue medir o ibope dentro das residências.
Ela faz isso de duas formas:
No caso de famílias mais pobres, que só têm aparelhos de TV comuns…
… A Kantar instala um aparelho na casa das famílias que são monitoradas, e esse aparelho sabe quem ou quantas pessoas estão vendo TV e em quais canais e horários.
Já no caso das famílias que têm banda larga…
…A Kantar instala um aparelho com software que monitora tudo que está sendo visto dentro da casa por meio do roteador / wi-fi.
E fora de casa?
Existem estudos para que a Kantar comece a acompanhar o ibope do que as pessoas das famílias monitoradas assistem fora de casa também.
Nesse caso, por questões de metodologia, teriam de ser os mesmos integrantes
Como está o ibope?
Os dados mostram o que já estamos acostumados a presenciar nos últimos anos.
Todas as TVs abertas perderam público na comparação com setembro do ano passado.
As quedas vão de 1% a 20%.
O fundo do poço da a TV por assinatura parece não ter fim, também.
Este ano, de janeiro a setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, a perda de público (share) é de 13%.
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