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Cai nº de TVs e aparelhos ligados em casa em SP

Cai o nº de TVs ligadas em setembro. Motivo? Calor.

Cai nº de TVs e aparelhos ligados em casai em SP, mostram dados de audiência da Kantar Media.

No mês passado, o número de TVs ligadas despencou em São Paulo, na comparação com setembro de 2022.

Aliás, não só o de TVs, mas o de laptops e celulares ligados dentro das residências monitoradas pela Kantar Media.

O motivo parece ser óbvio, embora não comprovado empiricamente:

As altas temperaturas, certamente, fizeram com que mais pessoas saíssem de casa, deixando de acessar os aparelhos na residência –que é onde o ibope é medido.

Nº de TVs e aparelhos cai

Em um ano, o total de aparelhos ligados (média 24 horas do dia) nas casas na Grande São Paulo caiu de 38% para 35%.

É uma respeitável queda de 7% no público que está consumindo conteúdo audiovisual dentro de casa.

Dados são de SP

São Paulo é o principal mercado da publicidade nacional, e seus números têm mais peso que o restante do país.

Por que medem só dentro de casa?

Porque a empresa Kantar Media hoje só consegue medir o ibope dentro das residências.

Ela faz isso de duas formas:

No caso de famílias mais pobres, que só têm aparelhos de TV comuns…

… A Kantar instala um aparelho na casa das famílias que são monitoradas, e esse aparelho sabe quem ou quantas pessoas estão vendo TV e em quais canais e horários.

Já no caso das famílias que têm banda larga…

…A Kantar instala um aparelho com software que monitora tudo que está sendo visto dentro da casa por meio do roteador / wi-fi.

E fora de casa?

Existem estudos para que a Kantar comece a acompanhar o ibope do que as pessoas das famílias monitoradas assistem fora de casa também.

Nesse caso, por questões de metodologia, teriam de ser os mesmos integrantes

Como está o ibope?

Os dados mostram o que já estamos acostumados a presenciar nos últimos anos.

Todas as TVs abertas perderam público na comparação com setembro do ano passado.

As quedas vão de 1% a 20%.

O fundo do poço da a TV por assinatura parece não ter fim, também.

Este ano, de janeiro a setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, a perda de público (share) é de 13%.

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