Carnaval da Globo faturou 75% abaixo da meta prevista para venda de anúncios.
Três das quatro cotas “master” encalharam, e isso significa que a Globo deixou de ganhar só nesse pacote por volta de R$ 153 milhões pela tabela cheia.
Representa 75% a menos que a projeção do departamento comercial da empresa.
De cota “master” mesmo, só a Brahma comprou, por cerca de R$ 35 milhões. Bem abaixo dos R$ 53 milhões que a emissora propôs ao mercado.
Bem menos que a meta
Ou seja, um desconto na tabela de algo em torno de 60%, algo impensável na Globo anos atrás.
Outros espaços (mas não cotas) que a Globo conseguiu foi de uma casa de apostas (cerca de R$ 17,5 milhões) e de um refrigerante (cerca de R$ 10 milhões).
A expectativa (ou melhor, sonho) da Globo era faturar algo acima de R$ 200 milhões nos carnavais do Rio e São Paulo.
Carnaval na Globo encolheu
Esse foi o segundo ano consecutivo que a Globo viu cotas de Carnaval ficarem encalhadas.
Outrora, os quatro dias de festa momesca eram um dos maiores faturamentos anuais da casa.
Outro revés aconteceu no ibope. A audiência dos desfiles também decepcionou em níveis nunca antes vistos. Foi a pior da história.
Uma explicação é o fato de o Carnaval na TV estar perdendo público imenso para as redes sociais e sites, e seus conteúdos interativos.
LEIA MAIS:
A “era Globo” na mídia brasileira acabou
Revista Veja: O catastrófico ibope da Globo no Carnaval
Carnaval da Globo faturou 75% abaixo da meta