Quer mais conteúdo?
Minhas redes

Como Investir na Bolsa e ganhar: Lição 5: Não acredite em oráculos

Nos últimos anos a internet vem sofrendo uma “invasão” de sites e escritórios que se dizem especializados em aconselhamento financeiro para interessados em investir na Bolsa de Valores.

De forma geral, eles fornecem vastos e constantes relatórios aos “assinantes”, que pagam mensalidades ou taxas por esse serviço de, digamos, “mastigação”.

Muitas dessas empresas são extremamente sérias e realizam um ótimo trabalho para leigos decifrando e esmiuçando detalhes de balanços de empresas listadas na Bovespa.

COMO FUNCIONAM

Além do balanço elas analisam as circunstâncias de cada mercado, sua produção, mão de obra, salários, expectativas de oferta e procura para os próximos meses e anos, a legislação e até se arriscam a fazer previsões de curto ou médio prazo.

Não dá para negar: para pessoas que querem investir em papéis na Bolsa esses relatórios podem ser extremamente valiosos e úteis.

Mas –sempre tem um mas– desde que o investidor tenha muito senso crítico e não acredite piamente em tudo que lê.

Ou seja, como já afirmamos neste site algumas vezes, a única forma de você fazer um investimento com os pés no chão é buscar por si mesmo o máximo possível de informações sobre as empresas das quais você quer comprar ações. Repetindo: gerentes e jornais não vão ajudá-lo.

https://ooops.com.br/1029-como-investir-na-bolsa-e-ganhar-licao-3-jornais-e-gerentes-de-banco-nao-vao-ajuda-lo/

MERCADO NÃO TEM VIDENTES

Em outras palavras: não acredite em oráculos, não acredite especialmente em empresas que “garantem” rendimentos de 20%, 30% e até 40% ano. Isso não existe. É um engodo, uma promessa que não pode ser cumprida por absolutamente ninguém.

Em primeiro lugar vale dizer: elas não “garantem” absolutamente nada.

Porque se você ouvir seu conselho cegamente, colocar todo seu suado dinheiro nas “dicas imperdíveis” que elas estão dando e depois, por acaso, você perder tudo, pode tirar o equino da intempérie.

Elas não vão devolver o que você perdeu. Só então deixarão claro que estavam dando sugestões, e que nunca te obrigaram a nada.

Você ouviu o conselho delas (e muitas vezes pagou por isso) porque quis. Problema seu.

Em segundo lugar, e mais importante, é que mesmo que essas empresas e sites façam relatórios minuciosos de balanços e dos mercados de cada uma das ações, ainda assim existirão pontos “cegos” nos balanços que ninguém –NINGUÉM– pode prever.

Casos recentes na própria Bolsa brasileira provam cabalmente que há empresas hoje listadas e negociando ações, cujos  balanços omitem casos escandalosos de corrupção.

Elas escondem e esconderam de seus investidores que caminhavam na ilegalidade, seja na negociação de medidas provisórias para se beneficiar, seja na manipulação criminosa de seu próprio mercado, seja corrompendo fiscais, políticos, sindicatos etc.

LEMBRE-SE: BOLSA É “QUASE” SEGURA

Então, repetindo o que eu já escrevi aqui no primeiro texto desta série: a chance de você ganhar muito dinheiro e em pouco tempo na Bolsa realmente é grande.

Por outro lado, por mais que você investigue o histórico de qualquer empresa, por mais que se esforce lendo tudo que for possível sobre ela, por mais que assine e receba relatórios “proféticos” do mercado de valores, você sempre poderá acabar sendo surpreendido por um cadáver no armário.

E a única vítima desse crime será você.

Leia outros textos com dicas sobre a Bolsa de Valores