Quer mais conteúdo?
Minhas redes

Dados de ibope errados fazem Globo ter ‘faniquito’

Dados de ibope errados fazem Globo ter 'faniquito'

Dados de ibope errados fazem Globo ter faniquito desnecessário no final de semana.

Dados de audiência mal divulgados pelo Google e, ao mesmo tempo, mal interpretados pela imprensa, fizeram a Globo emitir um comunicado de “tom acima do tom”.

Os dados em questão diziam que 75 milhões de brasileiros assistem ao Youtube em smarTVs contra 73 milhões nas TVs abertas.

De cara, os números já parecem errados porque o mesmo estudo aponta que “foram somadas todas as telas –TVs, celulares tablets e computadores”, além de smarTVs.

Dados errados

“A TV Globo, sozinha, é 38% maior do que todas as plataformas de vídeo online, abertas ou pagas, e o dobro (120%) da principal plataforma de vídeo online gratuita”, disseram as empresas. 

“Se considerarmos apenas o consumo em TV, (…) o consumo da TV Globo é mais do que o dobro (166%) de todas as plataformas de vídeo online juntas

Para a Globo, os dados se baseiam em medições “declaratórias”, e imprecisas.

Foram levantados por meio do formato Target Group Index (TGI), que coleta declarações de 24 mil brasileiros sem monitoramento da veracidade do consumo informado.

A perda de rumo na resposta da Globo e da Kantar vieram de dois modos:

1 – quando começaram a somar minutos vistos (na casa dos “trilhões”, algo sem qualquer noção;

2 – quando começaram a somar “TV linear” (TV aberta + paga) nos números.

“A Globo registrou 6 trilhões de minutos consumidos, mais de cinco vezes o consumo do YouTube em dispositivos de TV tradicional e conectada.”

Faniquito

“A TV linear representa 74,3% de todo o consumo de vídeo, ante 25,7% das plataformas online.”

Resumindo: a TV aberta –e a Globo, principalmente, está cada vez mais desesperada com o crescimento do streaming. E com o Youtube, principalmente.

LEIA MAIS:

Globoplay só tem 1,6% do público do streaming

Análise: Nº de streamings começa a encolher

Dados de ibope errados fazem Globo ter 'faniquito'

Dados de ibope errados fazem Globo ter ‘faniquito’