Entenda de uma vez por todas o que é a TV 3.0 a partir deste texto, que tenta ser o mais didático possível.
A tal “TV 3.0” é uma expressão que você vai começar a ouvir e ler agora com frequência e nos próximos anos.
O governo federal informou que a implantação começa nem 2025, mas por enquanto não há datas nem previsões maiores que isso.
A TV 3.0 é a evolução das plataformas que conhecemos hoje como TV aberta e TV paga. Para resumir: elas vão se transformar em internet.
Então, a primeira e única condição para você acessar a TV 3.0 será ter internet (óbvio) e SmarTV.
Entenda de uma vez
Sem trocadilho algum: a primeira grande diferença que você verá na TV 3.0 é a imagem.
A qualidade poderá ser de 4K e, diz a lenda, até 8K, mas ainda há muito a desenvolver e regulamentar. Hoje cada canal digital pode ser subdiviodido em até 4, mas nunca houve regulamentação de fato.
Som, luz, contraste, nitidez etc também terão um salto de qualidade com essa próxima geração de sistema.
Público passivo
Hoje, o público diante de canais da TV aberta ou paga não têm praticamente nada para interagir com seus canais preferidos. Vai poder.
Em vez de colocar na tela as redes sociais para você ir lá comentar no perfil do canal, o caminho poderá se inverter:
O telespectador comenta no próprio canal e automaticamente seu post vai parar na sua rede social também, assim como na da emissora ou programa.
Essa será uma grande mudança.
Tudo que você faz hoje na internet, como comprar um tênis, pedir um almoço, fazer pesquisas também poderá ser feito também na TV aberta e paga.
Compras e vendas
E mais: entre outras coisas, os canais abertos ou pagos poderão um dia vender não só anúncios, mas links do anunciante em sua tela, para facilitar a compra do produto anunciado.
Exemplo: Enquanto assiste a uma novela das 21h30, da Globo, a telespectadora poderá apontar o sensor/mouse/luz etc para o sapato maravilhoso da vilã.
Ali ela poderá saber imediatamente seu preço médio, escolher onde comprar e correr para o abraço quando a caixa chegar no dia seguinte (e chorar quando chegar a fatura).
Última pesquisa, divulgada dois anos atrás, mostrou que 61% dos lares tinham SmarTVs no Brasil. Esse número presumivelmente já passou de 70% hoje.
A ladainha governamental é que a TV 3.0 vai poder ser usada para fazer a educação chegar à população carente.
Ladainha e nada mais.
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