Sete anos após sua criação, o serviço de streaming Globoplay é talvez a principal aposta da Globo no futuro, mas tem um problema: o setor se tornou um ralo de dinheiro.
Segundo fontes de tecnologia conhecedoras de streaming, ouvidas nos últimos meses por este jornalista, é provável que o prejuízo que a Globo teve com o Globoplay desde 2015 esteja entre R$ 11 bilhões e R$ 16,8 bilhões.
No entanto, não descartam que essa esmativa possa ainda estar subestimada.
Por outro lado, a Globo não considera isso um prejuízo, mas investimento.
Procurada para comentar o assunto, ela não se manifestou.
Escondidinho
Um detalhe: segundo experts em balanços financeiros, é plenamente possível à Globo ocultar esse prejuízo em sua prestação de contas anual.
Isso porque na nova “holding” Uma Só Globo, os números se misturam.
Por exemplo, no balanço de 2022 a palavra “globoplay” só aparece três vezes, e todas em notas explicativas, sem nada financeiro vinculado.
Muitos não-assinantes
O fato é que, segundo este canal e site apuraram, o crescimento do Globoplay, tanto em assinaturas como em audiência, está muito menor que o previsto.
O streaming da Globo teria 20 milhões de usuários únicos ativos.
Porém, não revela nem a fórceps o número de pagantes. A estimativa é que não chegue nem à metade disso.
No entanto, há uma infinidade de conteúdo gratuito no Globoplay, mas muita coisa tem qualidade inferior de áudio e vídeo, além de serem reprises
Além de tudo isso, ainda tem o problema do ibope: o Globoplay tem cinco vezes menos ibope que a Netflix e 15 vezes menos ibope que o Youtube.
Negócio nas cordas
A despeito das linhas acima, ainda há o “grande problema”: o modelo de negócio: até o momento ninguém descobriu uma forma de fazer o streaming dar lucro.
Vejam o ranking de ibope (share) dos serviços de streaming:
Em % de todos os aparelhos ligados 24 horas dentro das residências
Youtube: 14,1%
Netflix: 4,2%
TikTok: 3,1%
Globoplay: 0,8%
Prime: 0,5%
Twitch: 0,3%
HBO Max: 0,3%
Outros: 0,5%
- Total consumindo streaming: 23,8%
- Não contabilizados aparelhos usados para games
Fonte: Kantar Media, medição nacional, maio 2023
VEja mais detalhes no canal de Ricardo Feltrin no Youtube