Exclusivo – YouTube é 2º em ibope no país e só perde para Globo, segundo apurou site e canal de Ricardo Feltrin no Youtube tiveram acesso aos dados da nova medição de audiência feita pela empresa Kantar Media.
Desde o ano passado, a Kantar vem medindo o consumo audiovisual em todos os aparelhos possíveis, e não só na TV, como sempre aconteceu.
Agora é possível acompanhar o que alguém (da amostra) está vendo em celulares, tablets e computadores, além da TV.
YouTube é 2º em ibope
E a grande surpresa dos primeiros números mostra a incrível presença do YouTube na vida dos brasileiros.]
Youtube 5 x 1 Netflix
Na medição com todos os aparelhos, o consumo de vídeos no YouTube é mais que o dobro do de conteúdo em streaming no país.
O “share” do YouTube (ou a participação dele no universo com todos os aparelhos ligados ou disponíveis) é de 16,6%.
Isso é mais do que o consumo da TV paga (11,8%), do streaming (7,1%); mais que a Record e do que o SBT. É o equivalente mais ou menos a 16 vezes o público da da Band.
Resumindo: quando são medidos todos os aparelhos (“devices”), o Youtube é o segundo maior veículo audiovisual do Brasil em público, somente atrás da Globo.
Só na TVs
No entanto, quando o ibope é medido apenas por quem está assistindo TVs e SmartTVs, o “share” do YouTube cai para 8,7% (veja números no final do texto).
Ainda supera o streaming (6,5%), mas ainda perde para SBT e Record (aproximadamente 10% de share cada uma).
TV aberta ainda é rainha
Porém, a chamada TV linear (conteúdo exibido por canais abertos e pagos) continua soberana no Brasil: 76,3% de quem está em casa ainda se entretém assistindo os canais tradicionais, sejam abertos ou pagos.
Os dados se referem à medição das 24 horas do dia, nas 15 maiores regiões metropolitanas do país.
Os números se referem ao “share”, ou a participação de cada plataforma no universo de aparelhos disponíveis ou em uso.
Só perde para Globo
Vamos aos números:
Medição de consumo com todos os aparelhos dentro de casa (celulares, tablets, computadores etc):
TV aberta e paga: 76,3%
YouTube: 16,6%
Streaming: 7,1%
Medição de consumo apenas por aparelhos de TV e SmartTVs:
TV aberta e paga – 84,8%
YouTube – 8,7%
Streaming – 6,5
Nota: Todos os dados acima se referem a janeiro de 2023 (Fonte: Kantar Media)
LEIA MAIS: