Famosos proibidos de pisar na Globo são muitos.
Muitos guardam rancor, outros desprezo ou magoados com a casa onde trabalharam até por décadas.
Este texto pretende contar um pouco sobre esses atores e atrizes que provavelmente nunca mais vão pisar na Globo e alguns nem sequer mesmo em festas de outros artistas.
Eles se tornaram proscritos por uma série de motivos –muitos, de forma extremamente injusta.
15 Famosos “proibidões”
Vamos lá:
1 – Mário Gomes – Tenho certeza que você não sabia que ele é persona non grata na Globo há seis anos (“Tempo de Amar”)
Depois disso, o caldo engrossou.
Além de ser humilhado nos anos 70 com uma história mentirosa e cafajeste, sobre a cenoura, um dos autores da calúnia, Daniel Filho, é tão protegido na Globo que todo mundo passa pano até hoje.
Mario guardou ressentimentos enormes contra a emissora a algumas ex-estrelas da casa, como Xuxa.
“A Xuxa não tem noção de nada, meu pai do céu. Ela fala as coisas, mas não sabe o que está acontecendo. Ela não sabe como vai ser ruim para ela um governo socialista e narcotraficante”, disse.
Mario Gomes foi humilhado, antes de ser banido
2 – Carolina Ferraz – Meteu um processo “cabuloso” na emissora em 2017. Pedia direitos trabalhistas e vínculo no valor de R$ 7 milhões. Seu destino é quase certo: vai perder o processo.
3 – Pedro Cardoso – Falou tanto mal da Globo que não pode nem entrar para ir ao RH pedir algum documento. Chamou a emissora de ingrata, medíocre, que exige submissão dos funcionários, que obriga a todos a ter sua ideologia. Ele tá errado? Não tá errado. Se tornou tão persona non grata que tiraram ele das propagandas da exibição da série no Globoplay.
4 – Maitê Proença – Pelos seus 37 anos de trabalho no canal a atriz moveu um processo de R$ 500 mil em 2018. Pior é que Carolina Ferraz se dispôs a ser testemunha da colega.
Não podem pisar na portaria
5 – Sônia Braga – Banida.
Tudo por causa de “Dancin’ Days”, um dos maiores clássicos da teledramaturgia brasileira, foi disponibilizada no início do ano passado pelo Globoplay.
Só que Sônia Apesar já estava processando a Globo por causa da novela desde 2014, quando foi reexibida no canal Viva.
6 – Malvino Salvador – Foi defenestrado na Globo por não votar em Lula. É um dos casos mais emblemáticos de alguém banido por sua ideologia. E olha que ele nem era um bolsonarista, mas apenas um antipetista.
Assim que acabou a novela “A Dona do Pedaço”, ele foi banido da emissora.
Maria Zilda falou demais, e a Globo se “magoou”
Maria Zilda, a bocuda
7 – Maria Zilda – Ela e Oscar Magrini foram os que revelaram a existência do quartinho do cu e do pó, onde diretores assediavam sexualmente mulheres e homens.
Maria Zilda diz que a Globo pagava uma miséria, mas todo mundo achava que era uma fortuna que os artistas ganhavam.
Sobre o pagamento de direitos conexos por novelas que ela apareceu, disse que “é esmola”.
8 – Aguinaldo Silva – Vítima de uma das maiores injustiças e descasos na história da Globo.
Foi demitido por telefone, depois de 40 anos enchendo o nabo da emissora de dinheiro com suas novelas de sucesso. Nunca fez parte de panelinhas, sempre tentou agir de forma independente.
Em 2020, detonou o prêmio “Melhores do Ano”: “Uma baixaria”.
O proscrito
9 – José Mayer – Se Zé Mayer pisar na Globo haverá um batalhão de mulheres, as tais “mexeu com uma, mexeu com todas” para expulsá-lo. No entanto, nenhuma abre a boca até hoje sobre a acusação de violência doméstica contra o filho de Lula.
Ele faz a mesma reclamação que Maria Zilda: Globo paga uma miséria ou não paga os direitos conexos aos artistas, quando reexibe novelas.
10 – Gabriela Duarte – O correto “pito” que Gabriela passou na Globo por não ter convidado sua mãe, Regina, para a homenagem a Manoel Carlos, atingiu o nervo de alguns diretores.
Gabriela está certa.
11 – Franklin Martins – Bom, esse jamais vai querer pisar na Globo mesmo, mas o ódio que desenvolveu pela emissora na qual trabalhou por dez anos faz dele uma das personais mais non gratas do Grupo Globo.
O ex-ministro das Comunicações do governo Lula mostrou-se um polític o radical.
Fez o possível para destruir a Globo e desmembrá-la, nos moldes de que Cristina Kirchner tentou fazer com o grupo Clarín.
12 – Veruska Donato – A jornalista se matou de trabalhar na Globo, mas sofreu discriminação quando ganhou uns quilinhos. Virou persona non grata.
Jogo do Tigrinho
13 – Cecilia Flesch – Outra jornalista da casa, dessa vez na Globonews, fez uma brincadeira num podcast, dizendo que ficava brincando em joguinhos durante o noticiário e bastou para ser demitida. Também processa a emissora.
14 – Mauro Naves – Talvez a maior humilhação que um jornalista da Globo já sofreu: passou o telefone de Neymar Pai para o advogado da famosa Najila, que acusava o jogador de estupro.
A família Neymar pediu a cabeça dele e a emissora entregou. E fez pior:
“Foi triste e vexatório ser anunciado (a demissão) no Jornal Nacional. Não anunciou ali que eu estava demitido, mas a forma [com que a Globo] falou ali eu entendi que não iria ter volta.
“Quando eu vi aquilo [no Jornal Nacional] é óbvio que você baqueia. Eu já achava que era um caminho sem volta.”
15 – Gusttavo Lima – O artista é proibido na Globo desde 2018, quando trocou a Som Livre pela Sony. No entanto, isso já ocorreu com outras duplas sertanejas que passaram anos sem se apresentar. E no fim voltaram à amizade com a TV.
LEIA MAIS:
Eles merecem ser famosos ou só são por causa dos pais?
Famosos proibidos de pisar na Globo: Maytê e Carolina Ferraz estão na lista