Fantástico perde 43% do público em 20 anos, é o que mostram dados históricos de audiência.
Em dez anos, o dominical da Globo perdeu cerca de 40% do público que ficava diante da TV.
Criado há exatos 50 anos por Boni, ex-chefão da Globo, o “Fantástico” foi idealizado para ser uma revista eletrônica.
Perdeu 43% do share
Teve grande relevância até 10 anos atrás, quando era sintonizado por 56 em cada 100 aparelhos de YTV ligados no país.
Hoje, somados pela Kantar Media também celulares e laptops que acessam a atração, a participação (share) da atração caiu para a casa dos 33 pontos.
Por volta de 2020, o dominical chegou a rivalizar em alguns momentos com o Jornal Nacional, em termos de furos jornalísticos.
Nesse ano, porém, surgiu uma crise de ciúmes dentro da atração por causa da estreia do quadro “Isso a Globo Não Mostra”.
O motivo era que o humorístico com Marcelo Adnet, então comandado por Marcius Melhem, começou a fazer mais sucesso e dar mais repercussão que o programa.
Veja o ibope desde 2001
2001 – 30,1 pontos e 47,1%
2002 – 33,2 pontos e 53,9%
2003 – 35,6 e 57,8%
2004 – 34,8 e 56,6%
2005 – 32,6 e 51,3%
2006 – 30,8 e 49,2%
2007 – 27,7 e 45,6%
2008 – 26,6 e 43,0%
2009 – 24,6 e 40,1%
2010 – 23,1 e 38,8%
2011 – 22,3 e 37,8%
2012 – 22,2 e 38,9%
2013 – 20,5 e 35,9%
2014 – 19,9 e 34,2%
2015 – 20,2 e 34,3%
2016 – 21,1 e 34,1%
2017 – 21,8 e 35,3%
2018 – 21,8 e 35,7%
2019 – 19,4 e 32,4%
2020 – 18,5 e 30%
2021 – 18,4 e 30,9%
2022 – 19,0 e 32%
2023 – Não obtido
Fonte: Dados da Kantar Media
VEJA MAIS:
Jabá na RedeTV é a ponta do iceberg no país
A farsa por trás do PL da Globo
Fantástico perde 43% do público em 10 anos