Alvo de uma campanha maciça da Sleeping Giants Brasil, que combate a remuneração publicitária em veículos propagadores de fake news, a JP News está vivendo um clima de terror.
O medo se apoderou porque já circula entre funcionários o rumor de que, se a fuga de dinheiro continuar acontecendo, a empresa possa fazer cortes de custos e de funcionários.
Esse é o tema do programa do canal Ooops, de Ricardo Feltrin, nesta terça-feira (03 de janeiro de 2023).
O departamento comercial da casa está em alerta máximo: nos últimas dias, marcas de grande porte já deixaram de anunciar na programação da JP.
A debandada ocorre tanto com anúncios comuns como os da publicidade “programática” (anúncios que aparecem de forma “robotizada” em qualquer veículo”).
Pânico
O desespero é tão grande que desde a eleição de Lula já foram tirados do ar quase 400 vídeos, segundo a empresa Novelo Data (como o colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles, antecipou ontem).
Boa parte dos vídeos retirados do ar na JP News era de seus comentaristas atacando e / ou mentindo sobre a eficácia de vacinas, fazendo “denúncias” de fraudes eleitorais e divulgando mentiras sobre a pandemia de coronavírus.
Equipe de golpistas
A retirada desse material é uma tentativa de a emissora estancar a sangria financeira que a atinge após meses de discurso de ódio, desobediência civil, apoio ao golpe militar, apoio à instauração de uma nova ditadura e negacionismo científico por parte de seus comentaristas.
Os mais radicais, como Augusto Nunes, Guilherme Fiúza, Ana Paula Henkel, já deixaram a emissora.
Porém, outros, como Rodrigo Constantino, “O Revolucionário da Flórida”, continuam ativos.
Sleeping Giants
A Sleeping Giants é uma entidade que tem se espalhado pelo mundo com o propósito de “desmonetizar” veículos, jornalistas ou blogs que propagam fake news ou pregam o negacionismo científico, ou simplesmente mentem..
Estas são algumas das empresas que já saíram da grade de anúncios da JP com a campanha #DesmonetizaJovemPan :
Amazon Brasil, Subway, Evino, Sandálias Ipanema, Oi, TIM, Quinto Andar, Natura, Ponto Frio, Burger King.
Solidariedade
O site Ooops e o canal Ooops declaram sua solidariedade e apoio aos funcionários do Grupo JP que apoiam a democracia, a ciência e a Constituição Federal. Vocês não merecem ser punidos.
Conheça o canal Ooops no YouTube.