Globo e outras TVs partem para cima da Kantar Ibope, empresa que mede a audiência no país.
Como o jornalista Sandro Nascimento, do Na Telinha, publicou na semana passada, os canais abertos estão demonstrando clara insatisfação –e até agressividade corporativa– contra a Kantar.
Por trás disso, está a ira das emissoras com a decisão de o Ibope ter unido há dois anos a medição de público da TV aberta e a do streaming –especialmente o Youtube.
TVs partem para cima
A nova medição, iniciada dois anos atrás, foi um susto para todos os canais abertos: elas descobriram que o Youtube sozinho já tem mais ibope que SBT, Band, RedeTV e Record somados.
Só perde em participação nos aparelhos ligados para a Globo (veja abaixo).
É justamente isso que incomodou a líder e as outras ultrapassadas.
Derrubaram
Elas acham que o sistema de medição de ibope atual favorece o Youtube.
Porém, a briga esquentou a tal ponto que a então CEO da Kantar Media, Melissa Vogel, pediu demissão da empresa na qual trabalhou por 28 anos.
O que ninguém fala é que o combustível para essa briga se chama “publicidade”.
A internet hoje já concentra praticamente metade da grande verba publicitária do Brasil. Sete anos atrás, o montante não chegava a 20%
Veja o ranking
YouTube é 2º em ibope no país e só perde para Globo, segundo apurou site e canal de Ricardo Feltrin no Youtube tiveram acesso aos dados da nova medição de audiência feita pela empresa Kantar Media.
Vamos aos números de 2023:
Medição de consumo com todos os aparelhos dentro de casa (celulares, tablets, computadores etc):
TV aberta e paga: 76,3%
YouTube: 16,6%
Streaming: 7,1%
Medição de consumo apenas por aparelhos de TV e SmartTVs:
TV aberta e paga – 84,8%
YouTube – 8,7%
Streaming – 6,5
Nota: Todos os dados acima se referem a janeiro de 2023 (Fonte: Kantar Media)
LEIA MAIS: