A queda enorme no número de assinantes de TV paga no Brasil não atinge só as operadoras, mas principalmente os canais. E, em especial a Globo.
Isso porque ela é a maior produtora e exibidora de conteúdo na TV paga, sendo também a que mais canais tem
São mais de 40 canais, incluindo os Premiere, parcerias com o Grupo Playboy, Telecine e Universal.
Entenda o dinheiro
Cerca de 10 anos atrás, as operadoras faturaram algo em torno de R$ 24 bilhões por ano só com os canais por assinatura, sem contar internet.
O grupo Globo, como maior produtor de conteúdo, mordia algo entre R$ 2,4 bilhões e R$ 3 bilhões dessa receita.
Acontece que a base de assinantes da TV paga caiu quase pela metade desde 2014.
Ano após ano, o faturamento das operadoras, portanto, caiu 50% também na venda de assinaturas de TV.
E a Globo foi a mais afetada. Ano após ano foi perdendo receitas.
(nota: bom lembrar que não houve prejuízo em si, mas queda de receita).
Montanha de dinheiro
Para efeitos de comparação, R$ 2,4 bilhões que a Globo ganhava em 2014 seriam R$ 5,17 bilhões hoje.
É isso o que a Globo estaria faturando hoje aproximadamente, caso a TV paga não tivesse murchado.
Mas, fazendo uma simulação da perda ano após ano, é possível estimar que, desde 2014, o Grupo Globo deixou de arrecadar algo entre R$ 11 bilhões e R$ 13 bilhões. OU mais.
Veja mais conteúdo exclusivo no canal de Ricardo Feltrin no Youtube.
A remuneração
Veja no vídeo acima como as operadoras pagam os canais.
Globo tá no vermelho