Ibope – Quase 20% do Brasil só vê YouTube, 24 horas por dia, segundo dados de audiência de audiovisual no Brasil, da Kantar.
Na verdade, PARA SER EXATO, são 18,1% dos brasileiros que ficaram só na plataforma de vídeos na qual você pode assistir a este conteúdo também.
Ou seja, de cada 100 aparelhos ligados dentro de uma casa (TV, Smarts, celulares, tablets ou computadores), 18 passaram 24 horas ligados só no YT.
Lembrando que esses números são uma espécie de “média ponderada”.
Não são os mesmos aparelhos que estão consumindo este ou aquele serviço. É a média do “entra e sai”.
Quase 1 em cada 5
Para se ter uma pequena ideia, o público Youtuber no Brasil é maior que o da TV paga, Netflix, TikTok e Globoplay somados.
Na contramão do sucesso do YouTube está a TV paga (veja abaixo), que enfrenta uma grave crise sem precedentes.
Veja o ranking de audiovisual em fevereiro:
TV Aberta – 61.2%
Youtube – 18,1%
TV paga – 8,1%
Netflix – 4,7%
TikTok – 4,1%
Globoplay – 1,5%
Prime Vídeo – 0.9%
HBO Max – 0.4%
Twitch – 0,3%
Pluto TV – 0,3%
Disney+ – 0,2%
Star+ – 0,2%
Fonte: Dados da Kantar Media e Teleguiado
Do outro lado do rio…
Enquanto o Youtube e outras plataformas estão indo muito bem e com prosperidade, a TV paga caminha no sentido oposto.
Muitas emissoras pagas estão fechando ou indo embora do país.
Os canais pagos sobrevivem com duas fontes de renda: propaganda obtida por seu Comercial e o repasse mensal das operadoras, de acordo com fatores como:
- A quantidade de pacotes que a emissora está (se está nos pacotes mais básicos, ela tem maior alcance, portanto, maior receita);
- O tempo que a emissora está na TV paga;
- O ibope que essa TV registra
Como a base de assinantes caiu pela metade em 10 anos, as operadoras baixaram muito a remuneração para os criadores de conteúdo (canais).
Em alguns casos, nem pagam mais.
Ibope – Quase 20% do Brasil só vê Youtube, que tem 15 vezes mais público que o Globoplay