Quer mais conteúdo?
Minhas redes

Jéssica, Choquei, Mynd e a hipocrisia dos ativistas

Jéssica, Choquei, Mynd e a hipocrisia dos ativistas

Jéssica e a hipocrisia do Sleeping Giants podem ser vistos em cada linha da nota divulgada semanas atrás pelos ativistas de esquerda sediados em Ponta Grossa (PR).

Jéssica Vitória Canedo, 22 anos, tirou a própria vida em 22 de dezembro, em Minas Gerais.

O caso tem sequência clara.

A sequência

A atitude trágica foi tomada depois de Jéssica passar dias sendo perseguida por haters por causa de um fictício relacionamento com Whindersson Nunes.

Quem insuflou esses haters contra ela foi Raphael Souza, do perfil Choquei, que replicou mensagens falsas sobre Jéssica publicadas em primeiro lugar pelo perfil do mato-grossense Garoto do Blog.

O Garoto do Blog é um dos perfis “parceiros exclusivos” da empresa de marketing digital Mynd8, que tem entre os donos Preta Gil, Fátima Pissara, Carlos Scappini e Marco Buaiz.

A omissão

Além de não emitir uma nota sequer pela tragédia causada por seu parceiro Garoto do Blog, a Mynd8 divulgou uma nota mínima se isentando de ser parceira do Choquei (já foi).

No entanto, omitiu descaradamente que a origem da morte, o “ponto zero”, está lá no seu parceiro, o GDB.

Até hoje a Mynd8 nem sequer mandou pesares ou uma oferta de apoio à família da garota.

Tampouco o Choquei ou Garoto do Blog.

Esqueceram Jéssica

De forma cínica, ambos voltaram a postar no dia em que começou o BBB.

Nenhum pedido de desculpas. Nada. Seguem com suas vidas fazendo postagens parciais e inúteis sobre o BBB, sempre agradando à Mynd8 e seus outros 30 “fofoqueiros parceiros”.

Não pretendo encerrar minha cobertura do caso Choquei / Jéssica / Mynd8 só porque o assunto saiu da mídia.

No entanto, o caso continua exalando cinismo e hipocrisia.

Sleeping in Reality

Abaixo, a nota do Sleeping Giants sobre o caso, emitida bem depois da morte da garota, e após muita cobrança nas redes sociais.

O comunicado, apesar disso, perceptivelmente é emitido com má vontade. Burocrático, froa, hipócrita.

Por mais de 3 anos os ativistas do SG cancelaram empresas, jornalistas, sites e até funcionários dessas entidades porque diziam combater “fake news e desinformação.

O que havia em comum com os “cancelados”? Era todos de “direita”.

O SG iniciava imediatamente uma campanha de desmonetização desses sites ou canais. Como por exemplo, a #DesmonetizaJovemPan.

Entretanto, o Grupo JP venceu o SG na Justiça e agora vai exigir uma indenização de milhões.

Hipocrisia

No entanto, quando uma fake news leva uma garota à morte, os “paladinos contra a desinformação” de Ponta Grossa não fizeram nada, exceto a nota insossa abaixo.

Nenhuma campanha #DesmonetizaChoquei, #DesmonetizaGarotodoBlog ou #DesmonetizaMynd8, porém.

Pelo contrário

Por quê? Porque são perfis ligados à esquerda, parceiros de uma empresa de esquerda e que fizeram campanha eleitoral para Lula.

Afinal, é a famosa luta seletividade quem finge ser virtuoso e interessado em lutar por um Brasil saudável, mas só até a metade do caminho..

A nota abaixo da Sleeping Giants, sobre o caso Jéssica, escancara a hipocrisia, a dissimulação e o cinismo desse grupo militante que chegou ao Brasil com uma proposta até razoável.

Mas se tornou só mais um cancelador de seus desafetos .

Contra meus inimigos ideológicos, a morte.

Aos meus amigos, condescendência.

À Jéssica, o esquecimento.

Menos aqui.

A nota

“Estamos presenciando um fenômeno criado pelas big techs que fomenta uma corrida exagerada atrás de engajamento. Páginas que ignoram a ética, a boa informação e a checagem.

Elas se digladiam para conseguir alguns likes, porque isso traz dinheiro. Não só para essas páginas, mas também para as plataformas”, diz a mensagem.

Quando não há responsabilidade vinda de nenhuma frente, a lei precisa ser executada; as redes sociais não podem ser ambientes sem lei.

Desde a nossa fundação, falamos que as mentiras e os discursos de ódio são letais, e hoje , infelizmente, é cada vez mais recorrente vermos mais e mais vítimas das redes sociais.

“Esquecem a ética”

Essas páginas, como a Choquei, que transformaram seu modelo de negócio ao migrar da fofoca para todos os tipos de informação, abriram o leque sem qualquer preparo.

Praticam um jornalismo sem jornalismo. Esquecem a ética, colocam em risco reputações, e até vidas, em troca de muito engajamento.

Hoje, mais uma vida foi perdida por conteúdos criminosos.

As páginas que compartilham informações e fomentam o ódio em troca de cliques devem ser responsabilizadas, assim como a plataforma que permitiu a propagação para milhões de pessoas, sem qualquer filtro ou critério.

Não podemos esquecer daqueles que perderam a vida devido à desinformação.”

“É urgente responsabilizar as grandes empresas de tecnologia por todo o lucro obtido com essas tragédias”.

“Infelizmente, em 2023, não conseguimos aprovar o Projeto de lei para essa regulação, mas contamos com o apoio de todos para alcançar esse objetivo em 2024. Só assim tragédias como essa poderão ser evitadas e o ambiente digital poderá ser mais saudável!”.

LEIA MAIS:

Carta para a mãe de Jéssica

Jéssica, Choquei, Mynd e a hipocrisia dos ativistas

Jéssica, Choquei, Mynd e a hipocrisia dos ativistas