Jessica, vítima da ganância e da mentira é o título que escolhi para falar sobre uma garota mineira de 22 anos.
Jessica Vitória Canedo tirou a própria vida na última sexta (22), após ser bombardeada dias e dias por haters e imbecis nas redes sociais (redundância).
Ela foi apontada como sendo “caso” do influencer Whindersson Nunes por perfis sensacionalistas nas redes sociais.
Entre outros, o “Choquei”, “Alfinetei” e “Garoto do Blog” (primeiro a divulgar fake news e divulgar mensagens falsas sobre Jessica e Whindersson).
Checar para quê?
Nenhum desses perfis, sabidamente sensacionalistas e irresponsáveis, checou informação nenhuma.
Não adiantou nem mesmo com Whindersson vindo a público negar a informação. tampouco Jéssica fazendo o mesmo.
Nada sensibilizou essa laia que transformou o jornalismo nisso que estamos vendo hoje: uma latrina.
Irresponsável, indecente, bajulador, corrupto, militante e interessado só mesmo em dinheiro.
Perfis como Choquei, Alfinetei, Garoto do Blog (e sites como TV Foco) fizeram uma alquimia às avessas na internet.
Transmutaram o jornalismo numa pocilga.
Agem como sanguessugas atrás de cliques –e, obviamente, de dinheiro.
Notícia?Apuração? Checar fatos?
Ora, a maioria desses “veículos” nem sequer apura uma informação.
Vampiros
Agem como parasitas que se alimentam do sangue e suor de outros veículos, e de jornalistas sérios, que apuram e vão atrás de notícias.
Distorcem informações alheias; fazem títulos escandalosos e mentem descaradamente em textos; publicam desinformação e textos irresponsáveis em todas as áreas.
Promovem famosos que são “amiguinhos” e destroem pessoas comuns e anônimas.
RIP Jessica
Jéssica não resistiu ao ódio e cometeu o último ato de desespero contra si mesma, na sexta-feira. Como se fosse culpada por ter sido atirada no esgoto do pseudo jornalismo.
A garota tinha problemas de saúde, sim, e a própria família admite.
Isso é pior ainda: apenas agrava o crime dos cretinos que usaram as redes sociais para atacá-la e persegui-la como uma presa.
São perfis sanguinários, de sedentos por cliques. E por dinheiro.
São o retrato do país hoje:
Pretensiosos, narcisistas, gananciosos com zero educação.
A “coragem” dos covardes
Horas antes da morte, o suposto dono do perfil Choquei, Raphael Sousa, estava debochando da menina e incentivando mais ódio contra ela.
Sexta-feira, minutos após a informação sobre o fim de Jessica, correu trancar seus perfis e se esconder nas catacumbas da covardia de quem não assume seus atos.
Ontem (23), o “departamento jurídico” da joça digital que Raphael criou estava tentando fugir de sua responsabilidade:
“Lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com os familiares e todos os afetados pelo triste acontecimento. Reforçamos nosso compromisso em agir com diligência e responsabilidade”, divulgou em nota
Urge descobrir de fato quem são os “investidores” desse perfil, de seu suposto proprietário. Garanto a vocês: ele não está sozinho e há um grande grupo midiático por trás do Choquei.
Jessica e o algoritmo
Resta apenas falar sobre o último culpado da morte de Jessica Canedo.
Esse culpado chama “algoritmo”.
Graças a essa “ferramenta” (na verdade um conjunto de regras ou “ordens”) usada em softwares, sites como Google, Facebook, Twitter e outros “elegem” quais são as matérias que devem ficar em destaque nas buscas.
O algoritmo tem muitas outras utilidades. POde ser complexo ou simples.
Quando você acessa seu Gmail, por exemplo, e coloca sua senha, ali está um algoritmo em ação.
Nesse caso, é um algoritmo de “falso ou verdadeiro”.
Descobriram a fórmula
Mas, eles também são usados em outras coisas, como rankings de buscas.
Perfis como Choquei, Alfinetei e Garoto do Blog (e sites como TV Foco) descobriram a fórmula para atrair a atenção dos tais algoritmos e ficar sempre em evidência.
Não interessa se estão publicando asneiras, sensacionalismo, destruindo reputações ou propagando notícias alheias distorcidas, ou mesmo fake news.
Sempre são privilegiados pelos “algoritmos” que aprenderam a agradar.
Está mais do que na hora de as grandes corporações digitais, do Google ao Twitter; do Facebook ao DuckduckGo, ensinarem seus algoritmos a separar o joio do trigo. O alimento bom do apodrecido.
Está na hora de priorizarem a informação limpa de sites e jornalistas dedicados.
E não a de parasitas que não se importam nem com a notícia e nem com a raça humana. Só com dinheiro.
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