Opinião – Globo passa vergonha e deleta vídeo publicado na última quinta em redes sociais.
O vídeo simulava como foi a apuração sobre o indiciamento de 37 membros do ex-governo, acusados de tentativa de golpe de Estado.
No vídeo, jornalistas como Vladimir Netto (filho de Miriam Leitão) e Delis Ortiz fingem estar em processo de apuração para o “Jornal Nacional”.
Passando vergonha
Segundo este jornalista apurou, a ideia vergonhosa partiu de Vladimir Netto, que já foi denunciado por quebra de decoro e ética durante a Lava-jato (veja abaixo).
Ele começa o teatro:
“Estou abrindo falando que a PF indiciou 37 pessoas pelos crimes de organização criminosa, tentativa de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado democrático de Direito, beleza?
Ele simula como daria o chamado “retorno” ao seu editor sobre a apuração do evento.
Já Delis Ortiz diz a uma colega de redação que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estão se manifestando sobre o caso.
Globo deleta o vídeo
A reação dos internautas ao vídeo foi de deboche. A emissora, o “Jornal Nacional” e os repórteres presentes à encenação viraram alvos de opróbrio.
Sobrou para todo mundo, inclusive voltaram a circular vídeos que mostravam, no passado, a redação da Globo comemorando a eleição de Lula ou Dilma.
Impactada com a reação pública, a Globo retirou o vídeo do ar, mas já era tarde demais.
Filho de Miriam Leitão
Vladimir Netto foi alvo de uma queixa formal pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e a Associação Advogadas e Advogados Públicos para a Democracia (APD), em 2018.
“A atuação profissional de Vladimir viola diretamente o Código de Ética e de Conduta do Grupo Globo, além de deveres albergados em princípios constitucionais e no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros”.
Segundo mensagens divulgadas pela “Vaza Jato”, o jornalista “atuou premeditadamente e com evidente propósito conspiratório contra o Estado brasileiro e agiu de forma cooperada e com evidente desvio de finalidade da sua profissão”.
A acusação não deu em nada.
LEIA MAIS:
SBT confirma demissão de 200 e vive clima de “velório”
Análise: SBT enfrenta maior desafio de sua história
Jovem Pan já dá dor de cabeça à GloboNews
Opinião – Globo passa vergonha e deleta vídeo: filho de Miriam Leitão “estrelou” a peça