O site “Notícias da TV” revelou nesta quinta-feira com exclusividade que a Record prepara a TERCEIRA versão da mesma saga bíblica.
A história da personagem Ester será contada novamente e quem a está escrevendo é Cristiane Cardoso, filha do bispo Macedo.
A História de Ester foi ao ar pela primeira vez como minissérie em 1998.
A seguir, ganhou uma novela em 2010, com Gabriela Durlo e Marcos Pitombo. Agora se chamará “Rainha da Pérsia” e gira em torno da mesma personagem.
O “Notícias da TV” ironizou os repetecos com a chamada sarcástica:
“Pede música no Fantástico?”
Como este jornalista publicou em 9 de agosto do ano passado, a aposta da emissora em produzir exclusivamente novelas bíblicas a colocaria cedo ou tarde.
Resumindo, a aposta foi feita pela direção em 2015, e os sucessos iniciais de Os Dez Mandamentos e depois de “Terra Prometida” parecem ter iludido os executivos de que tinham achado o pote de ouro da dramaturgia.
Eu disse ainda que isso era um erro de avaliação, uma vez que, embora seja imensa, os personagens da Bíblia que têm histórias importantes e adaptáveis eram limitados para a Record
Acabou o repertório
“A Record jogou praticamente todas as suas fichas no Velho Testamento”, analisei.
Disse ainda que, além de Adão, Moisés, Salomão (Velho), Jesus e o apóstolo João (Novo) não haveria mais “elenco” para outras novelas.
O problema é que a Record, dominada pela Igreja Universal, despreza os santos e menospreza a importância e história de Maria, a mãe de Cristo, em sua liturgia.
No entanto, uma novela sobre Maria Madalena, ou mesmo sobre Judas, dariam ótimo roteiro.
Houve a tentativa de “Apocalipse”, mas o resultado não foi nada auspicioso.
Ibope caindo
Entretanto, com a 8ª temporada da novela Reis, a Record tem obtido uma média que vai de 5,5 a 7 pontos.
É suficiente para manter a emissora vice-líder no ibope, mas na verdade não é tanto mérito da Record. É mais a derrocada do SBT em horário nobre.
O resumo: os dogmas de Edir Macedo e a ingerência de sua filha no departamento de Dramaturgia estão afundando um departamento que outrora parecia promissor.
Mas, hoje, virou um deus nos acuda.
Novelas bíblicas jogam Record numa sinuca de bico