Em 1986, sem avisar à sua então principal apresentadora, a Globo pediu o registro da marca “Xou da Xuxa”.
A emissora queria ter a propriedade do programa que levava o nome da apresentadora, e que acabara de estrear e virar fenômeno.
Xuxa já era conhecida nacionalmente por este nome, mesmo antes de estrear na TV Manchete à frente do “Clube da Criança”.
A sorte de Xuxa foi que o Inpi se recusou a ceder o registro para a Globo.
O fato de o nome da atração ter um nome (Xuxa) que já estava registrado desde 1984 provavelmente selou as esperanças da Globo em lucrar um pouco mais com a então rainha dos Baixinhos.
Xuxa fez o pedido em 2019, apenas. E em 2020 ganhou a propriedade de seu próprio nome.
As informações constam em documentos oficiais do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.
Como este canal mostrou ontem (12/09/23), a Globo também tem perdido registro de nomes de novelas históricas, como “Elas Por Elas”, “Renascer” e “Bambolê”.
Nem Caldeirão, nem Encontro
Outras duas marcas que a Globo tenta obter há anos são “Encontro” e “Caldeirão”.
Acontece que ambas já têm seus respectivos donos. A Globo tentou impugnar essas propriedades mas foi derrotada.
É por isso que o programa chamava Caldeirão do Huck e Encontro com Fátima Bernardes,
Xuxa Meneghel