Por que anunciantes não combatem pirataria na TV é uma pergunta que poucas pessoas já devem ter feito.
Eis um assunto que jamais vem à tona. O que é curioso, pois publicidade e “pirataria” são assuntos intimamente ligados.
Enquanto assistimos diariamente a órgãos como Polícia Federal, Receita Federal, emissoras de TV, entidades como ABTA (Associação Brasileira das TVs por Assinatura) combatendo a pirataria, não vemos nunca as empresas e anunciantes fazendo o mesmo.
Não lembro de ter visto alguma vez uma agência de publicidade preocupada com esse assunto, que traz um prejuízo bilionário aos cofres públicos e aos criadores de conteúdo.
Por que não combatem?
Elementar, meus caros Ooopsers!
Os anunciantes estão se lixando para a pirataria porque, indiretamente, eles ganham com ela.
Quero dizer, com ela o produto aparece para muito mais pessoas. E isso sem que as agências de publicidade tenham custo algum, pois os números da pirataria não contam na hora da venda do espaço publicitário.
Pirataria na TV
Atualmente, temos cerca de 10 milhões de lares com TV paga brasileira, numa estimativa de 30 milhões de brasileiros.
Mas, estima-se que, para cada 3 assinaturas legalizadas, exista uma “pirata”, num cálculo bastante conservador.
Isso eleva o total de lares para quase 13 milhões, ou quase 40 milhões de pessoas.
Anunciantes só ganham
Precisa dizer mais?
Graças à pirataria, o anunciante está atingindo muito mais pessoas do que ele paga.
Existe até um termo para isso: “eyeballs” (zoiudos, numa tradução sarcástica).
Os “zoiudos” estão olhando os anúncios e os produtos e, em último caso, é isso que interessa aos anunciantes.
Quanto mais gente vendo um anúncio melhor.
Quemj só perde com isso são os produtores de conteúdo, os profissionais que vivem da criação, e não das vendas.
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