Por que o filme de Xuxa fracassou? O texto abaixo responde.
“Uma Fada Veio me Visitar”, com Xuxa Meneghel, estreou nos cinemas no dia 12 de outubro e ficou exatamente 21 dias em cartaz.
Simplesmente não teve público, exceto nos primeiros três dias; porém nem mesmo no primeiro fim de semana essa venda de ingressos foi relevante.
Veja a crítica do filme em vídeo aqui
Filme fracassou
Do ponto de vista bilheteria, não chegou a ficar nem na lista dos 30 filmes mais vistos em nenhuma das menos de três semanas que ficou em cartaz.
A chamada imprensa cinematográfica só comeu bola e fez previsões erradas.
Tudo por conta da tradicional “boa vontade” e “otimismo” com o trôpego cinema brasileiro, além da eterna empolgação injustificada com lançamentos infanto-juvenis.
A verdade é que esse estilo já tem uma overdose de lançamentos anuais nos cinemas e serviços de streaming. Aliás, era dourada desse segmento acabou faz tempo.
Mas, muitos críticos esperavam um resultado muito melhor, talvez, porque Xuxa estava fora dos cinemas desde 2009.
A expectativa era de uma volta em grande estilo. Mas não foi assim.
Por que fracassou?
Fracassou por vários motivos:
1º – O país definitivamente está polarizado e os artistas que se posicionaram politicamente no ano passado precisam entender que perderam de saída 50% de um público eventual;
2º – 2023 foi o ano em que Xuxa virou ‘sessentona; houve uma overdose de entrevistas, participações e lançamentos, como “Xuxa, O Documentário”, do Globoplay. Foram seis meses de notícias a respeito;
3º – Quando o documentário foi exibido, foram mais dois meses com a imprensa falando da relação Xuxa-Marlene Mattos e coisa e tal.
4º – Xuxa também estreou no no streaming com o reality Caravana das Drags, o que certamente afastou ainda mais público conservador;
5º – O filme “Uma Fada Veio Me Buscar” é mediano.
Por quê?
Talvez porque a história não decolou, o assunto parece um tanto datado, tipo anos 90, a própria presença de Xuxa tenha reforçado isso.
Há várias referências na história aos anos 80 e 90, como super-heróis, costumes etc.
Também há, e não poderia faltar, o já cansativo discurso politicamente correto, que está virando algo que beira o insuportável na dramaturgia.
O filme é uma adaptação do best-seller de Thalita Rebouças, mas muitos bons livros não caem bem no cinema.
Provavelmente tudo isso foram problemas que tornaram “Uma Fada Veio Me Visitar” provavelmente o maior fracasso cinematográfico da vida da Xuxa.
LEIA MAIS:
Larissa Manoel virou uma máquina de dinheiro
Filme de Xuxa fracassou talvez por excesso de Xuxa em 2023