Quer mais conteúdo?
Minhas redes

SBT escolheu um caminho sem volta

SBT escolheu um caminho sem volta

SBT escolheu um caminho sem volta em sua programação e em seu novo público.

Daniela Beyruti,  nova chefona da emissora, tomou a corajosa decisão de mudar a imagem de uma empresa após mais de 40 anos.

O problema é que, até agora, essa mudança ficou pela metade. 

O SBT de Beyruti ainda mantém o público do SBT do pai dela, e talvez seja isso que esteja causando tanto distúrbio no ibope da emissora.

Escolheu um caminho

O “novo SBT” vem registrando as menores audiências e público de sua história. 

Jamais foi tantas vezes alcançado e até ultrapassado pela Band. Virou “sparring” da Record. Até a RedeTV já tirou uma lasquinha.

Em algumas coisas a nova diretora de programação está acertando, mas isso é do jogo e do tamanho da aposta que ela fez.

O problema foi que ela não jogou todas as fichas de uma vez, no que pode estar certa.

O “velho SBT”

Por quatro décadas o SBT atraiu, principalmente, dois extremos do público: os jovens e os idosos. 

As manhãs eram coalhadas de desenhos e seriados da Disney.

As tardes eram preenchidas com o imortal “Chaves” e a vila do sr. Barriga.

Ao apostar em jornalismo sensacionalista (“Primeiro IMpacto”) e num programa matinal de amenidades (“Chega Mais”); e em outro de “mundo cão”, à tarde, Daniela Beyruti manteve a digital da programação na era Silvio Santos.

E não está enganada:

Ao manter os domingos de programas de auditório, também, que ocupam esse espaço há 42 anos, ela acertou: é o único dia da semana que o SBT está batendo a Record.

Pouca gente está notando, mas se a emissora mantiver os planos de deixar sua programação também no Youtube, ela pode ser a 1ª TV aberta a estar em todas as plataformas audiovisuais:

Na TV digital, no próprio streaming e no Youtube.

Serão anos até que o SBT assente de novo um público.

Se houver dinheiro e paciência, isso pode acontecer. É um momento de ebulição na mídia. Tudo, realmente, pode acontecer.

Mesmo porque o caminho tomado não tem volta.

LEIA MAIS:

Entenda de uma vez por todas o que é a TV 3.0

Globo nega crise na GloboNews

SBT escolheu um caminho sem volta

71 respostas

    1. Não é verdade tenho Internet mas nada se compara a TV aberta por assinatura são só 15.000.000 de assinantes segundo pesquisa

    2. Eu tenho condições de pagar assinatura, mas gosto da tve aberta, não de todos os canais. SBT E RECORDsaonos que assisto. Não preciso de muito.

  1. Chega mais e o programa Policial da tarde não tem nada de inovador. Está repetindo a fórmula dos outros canais. Inovar seria ir por outro caminho, aí sim é difícil, mas é jovem poderia fazer apostas, vê formato de outros países e fazer testes por aqui. A saída de Eliana não será sentida, programa muito tempo no ar, desgastado. Desenhos funcionavam bem, Chaves já deu. Buscar jogos ajudará o canal, filmes bons (não é reprise), desenho sim, pega aí bons autores e faz uma boa novela antes da infantil, muita gente aí sem trabalho no mercado (a Netflix pegou Juliana paz e fez uma baita minissérie). Caminhos existem, mas tem que ser no talento. Adoro TV, sou do povo , sempre assisto, até um bom reality com anônimos e um bom âncora e uma boa fórmula vai dar resultado. Eh ter coragem

    1. Falou tudo amigo … 4 novelas da Iris Abravanel ja tá demais, 80% do conteúdo das novelas são a mesma coisa sem falar que pra ser novelas infantis o horário é fora da realidade. Falta bons filmes , jogos, desenhos etc…

    1. Bom já vem tempos que o SBT vem caindo a quantidade da grade de programação já faz alguns tempo que não vejo o SBT durante a semana por não ter nada de interessante para assistir aos domingos então nem se fala praticamente só tem Celso Portioli e Patrícia Abravanel que todos finais de semana é a mesma coisa (que pena os bons tempos do SBT acabaram)

  2. CADA DIA QUE PASSA O RADIO E A TV PERDEM MAIS AUDIÊNCIA,A CRIANÇADA OS ADOLESCENTES OS JOVENS NÃO ASSISTEM TV,VIVEM EM OUTRO MUNDO QUÊ É A INTERNET.O JORNAL IMPRESSO PRATICAMENTE NÃO EXISTEM MAIS,O QUÊ RESTOU DE AUDIÊNCIA PARA A ANTIGA MÍDIA SÃO AS PESSOAS DE MAIS IDADE, O RÁDIO CONTINUARÁ COM SEU ESTILO MUSICAL E A TV COM JORNALISMO AO VIVO SEJA A SOLUÇÃO RECEITA DE DOCES E BOLOS JA CANÇARAM O PÚBLICO ESSA É MINHA OPINIÃO.

    1. É que saudades dos grandes radialistas como zebetio barraos de Alencar Gil Gomes entre outros tempos bons que não voltam mais

  3. O SBT perdeu a essência. Um produto, uma marca, ” marca” seus consumidores. Uma coisa é ousadia, outra é tiro no pé. O SBT é feito de bons programas de auditório, quentes, com público ali!
    A Band pega firme no esporte e deveria trazer de volta o carnaval, que a Globo transmite mal e meio que obrigado pela liga do RJ e de SP, além dos desfiles de outros estados.
    A Rede TV precisa dar mais espaço e menos propaganda no programa da Sônia Abraão. É bom! Ela rende o assunto, e destaco o Alessandro Lobianco e o Aaron Tura, que dão gás e notícias quentes.
    O Casos de Família DEVE VOLTAR NO SBT, com a Cariucha, que é ainda mais popular do que a Christina Rocha. Seria o foco no populacho, pra distrair mesmo, as tardes.
    Outra coisa são as novelas. Temos tantos autores, diretores e atores fora da Globo, que é possível fazer uma novela pra todos. Iris Abravanel já não tem mais o que inventar…
    A Record precisa descansar ( ou desligar) o Faro. Quem tem “faro”, sabe que desde o case Gugu, não há credibilidade. Pegou mal.
    Adriane Galisteu tem tarimba, assim como Eliana para assumir as Segundas, como outrora fez Hebe Camargo. Xuxa pode se remodelar para entregar o mesmo na Globo.
    Ana Hickmann merece um programa feminino, dela. Provou no seu canal do YouTube que sabe fazer. O Hoje em dia está mais para ” de volta ao passado) 20 anos de programa.
    Regina Volpato é muito boa para esse programa matutino do SBT.
    Deixe nas mãos dos outros apresentadores ou, chamem Christina Rocha, que conversa melhor com o povo.
    Resumindo.
    A Globo precisa aproveitar seu momento sexagenário e voltar a se comportar como líder
    O SBT precisa conversar com o povo e manter o estilo conservador e marca Grupo Silvio Santos.
    A Record é boa em Novelas, precisa voltar e aproveitar seus talentos femininos
    A Band precisa investir em Carnaval, não em religião
    A Rede TV precisa dar mais espaço ao seu maior Ibope, Sônia Abraão.
    Tenho dito.

    1. A rede Globo já era, nós mulheres gostamos de novelas,o SBT, teria que investir mais em novelas,busca na Globo os autores, lá eles são os melhores.

    2. Acabou o SBT.
      Porcarias de programas .
      Apresentadores embevecidos com a fama.
      Contratações esdrúxulas.
      Até o Celso Portinholi está insuportável.
      Que lástima.

      1. Esses pod cast cada porcaria. Hoje essas coisas da Internet que dão muito dinheiro com porcarias. Tem que investir em filmes programas de auditório como nós velhos tempos programa musicais mais dos bonss(não com essas pessoas como Pablo vitar Ludmila Anita e muitas outras porcarias. Sem músicas da Bahia mas um exemplo de de coisa ruim)

      2. E ainda traz aquela insuportável apresentação de um transformista fora de hora, desliguei a tv…

    3. O SBT tem sim na minha opinião de inovar,trazer novas ideias,programas únicos,mas sem perder a essência que é a Família uma emissora para a família,os novos programas são bons mas estão em horários errados,Chega Mais muito longo e precisa de plateia e na minha opinião a Regina Volpato ser a apresentadora oficial, Tá na Hora poderia ser um jornal da hora do almoço,Arena SBT na minha opinião depois do almoço iria funcionar melhor do que na noite,Circo do Tiru podeira anteceder o Domingo Legal aos domingos,Novelas mexinacas já não funcionam como antes um novo programa tem que ser criado para a tarde,a Daniela tem muito trabalho pela frente.

  4. OS TRÊS PATETAS DA MANHÃ NÃO TÁ COM NADA UMA PENA PQ GOSTO DEMAIS DO SBT, MAIS NESSE HORÁRIO MUDO DE CANAL. QUEM CONTRATOU ESSA MICHELLI MULHER FEIA VOZ ORRIVEL DEVERIA COLOCAR A DANI BRANDI ALÉM DE LINDA SUPER COMPETENTE.

    1. SOU DO PARANÁ, SÓ ASSISTO SBT,APESAR DE TER MUITAS OPÇÕES DE CANAL,MAS ACABO SEMPRE NO SBT,COMO JÁ DISSE CONTRATA OS ATORES DA GLOBO,ELES SÃO ÓTIMOS, AÍ SIM ACABA COM TODOS.AMO A PATRÍCIA REBECA.

    2. Também acho a Michelle muito fraca pra ser apresentadora. O antigo chega mais era bem melhor! Talvez a Cristina Rocha, seria melhor junto com a Regina ! Também não gosto do homem! Abraços com meu respeito !

  5. Não assisto mais o SBT e nenhuma aberta porque ou são esquerdistas, ou tiraram programas como o Chaves, Chapolin, novelas da tardinha (depois das 17:00) quando as pessoas chegam da aula, do trabalho e querem algo que prenda á tv pra relaxar . Infelizmente tvs abertas estão com dias contados eu assisto tv paga sempre Esta semana *Café com Aroma de mulher* super recomendo

  6. Os tempos são outros, não se pode viver só do povão, do que adianta uma boa audiência com público “desqualificado” que não consome, que não compra.O Brasil é o país da desigualdade até na mídia, sabemos como as “organizações” conseguiu isso.Só ela tem o dindin, a poderosa (na tv) não tem concorrência, a nave-mãe reinará pra todo sempre!!

  7. Pois é, eu acho que o SBT está sofrendo uma verdadeira (e literal) crise de identidade… depois de “Silvio Santos” o nome mais associado à essa emissora é “Abravanel”, porém sua atual CEO se recusa a usar esse, que muito mais do que um simples sobrenome, é uma das grandes e mais populares marcas da mídia nacional… acredito que além da crise de identidade, a falta dessa “marca” também provoca impactos energéticos e numerológicos importantes…

  8. Infelizmente as tv aberta vão se perdendo….programas cansativos, sem criatividade, repetitivos…. programações infantis nas manhãs sumiram….e muita gente falando bobagens e se achando….e os espectadores ficam com o controle, mudando de canais até enjoar e desligar a tv…e ir para o celular….

  9. O Sbesteira nunca foi sério. Brinca de ser televisão. Tv perdida num tempo em que aproveitava da inocencia de um povo que acreditava que comprando um carnê do baú iria ter sua casa propria. Vendia sonhos o povo acreditava e isso deu certo por decadas, mas agora o tempo são outros. Na verdade um tempo perdido, numa televisão perdida no tempo.

  10. Gostava muito do SBT mais essa nova grade de programação ta ruim ,meu filho adorava os desenhos ou seriados de meia manhã antes do jornal ,tal lucas neto muito sem graça,ele ate tenta agradar mais muito forçado, gosto ate dos desenhos antigos são clássicos não importa essa minha opinião.

  11. Acredito que deveriam apresentar atrações mais populares, voltar com alguns programas da forma antiga, casos novos, este namoro na TV é horrível, Lucas Toon, Virgínia,um horror.
    Uma pena a TV perder espaço.
    Inovação se faz com criatividade e pesquisa pública.
    É muito triste, eu ainda assisti alguns programas no SBT.

  12. SBT repete novelas sábado mostra um Lucas tum sem graça sábado a tarde filmes repetidos não tem esporte com jogos Patrícia Abravanel força a barra casos de família tem que voltar era muito bom com Cristina Rocha

  13. Eu adoro o sbt…mas acho que filha do silvio perdeu a mao. Ela deveria pecar umas aulinhas com o pai e continuar apostando nos desenhos e nos programas como chaves,todo mundo odeia o cris ,eu a patroa e as crianças e programas de humor… porque passar o dia todo dando noticias e passando tragédias todos os outros canais ja fazem, nao temos mais um canal pra deixar nossas crianças o dia todo sem nos preocupar com o que estao assistindo, o silvio sempre apostou no publico infantil e no publico de mais idade e nunca se deu mau…apostar num publico jovem e adolecente é mesmo dar um tiro no pé,eles nao se interressam por tv.

  14. Eu e a minha mãe,sebtimos muita falta das novelas das 17;00 horas até às 19:45,passa a tarde e estou trabalhando ,toda vida sempre fomos sbtista,agora o está na hora está repetindo muitas vezes,a mesma notícias está ficando cansativo,gosto da Márcia e do Marcão, mas tem hora que não dar.

  15. O engraçado da imprensa é que, quando o SBT mantinha sua tradição comanda pelo ilustríssimo Silvio Santos , era considerada uma emissora que não fazia grandes investimentos e que vivia da mesmice. Agora, o SBT está inovando, toda mudança causa um desconforto, transtorno, agrada uns e outros não, principalmente, a imprensa que trabalha em cima dos pequenos deslizes para que suas matérias sejam lidas. Infelizmente, não dá pra entender vocês. O processo de consolidação não se dá do dia pra noite.

    1. Bom dia!
      Concordo com vc, toda mudança leva tempo para se acostumar, até mesmo quando mudamos de residência estranhamos, é muito difícil agradar a todos.

  16. Marta Lucia Correa
    Acho que o SBT deveria dar Valor ao Thiago Abravanel.
    Ele ê um talento “Nato” onde ele chega faz Sucesso.
    Porque a Emissora da Casa dele. Não dá a ele o devido valor. Ele é apresentador de muito talento. Comico etc..
    Ele sera a copia do Avô Amanha. Onde ele esta eu por exemplo troco de canal para ve-lo. O Thiago Abravanel é “10” + as Tias não dão valor ao filho da casa. 21/07/2024 .:.

  17. Tudo passa por mudança,conceitos, público alvo,etc. Mas se a TV aberta não oferecer algo agradável,e fugir das características que cada emissora tem desde a fundação,cada vez mais cairá a audiência,pois a TV paga atrai porque mostra o diferente bem feito. Talentos há de sobra !

  18. o SBT pra mim ainda continua sendo um canal família,eu cresci assistindo o SBT,o tempo passa e as coisas também precisa passar,a única coisa que eu não gosto,foi ter regionalizado a programação,os programas regionais são um saco

  19. O SBT não é mais o mesmo ,sei q tudo muda ,mas p o melhor sempre gostei das programação ,oque é bom q melhore mais oq é ruim q seja substituído e com a saída da Eliane parei de assistir o SBT, já estava sem qualidade de atraí p assisti os outros programas e p mim e outra pessoas q conheço pensa a mesmo coisa ficou pior ,p o meu consolo são os perfumes q gosto da patrícia abravanel q compro nas casas pernambucanas q infelizmente não vende mais a revista da jequeti q eu e outras pessoas ainda tinha este acessos p compra …

  20. É que saudades dos grandes radialistas como zebetio barraos de Alencar Gil Gomes entre outros tempos bons que não voltam mais

  21. Esses programas sensacionalistas já estão fora de cogitação. O focalizando está melhor que que o outro programa na sequência, muito chato.

  22. O SBT peca com apresentadores e atrações fracas no domingo à noite.Quadros com artistas desconhecidos do grande público, que nos obrigam a troca de canal, não agregam em nada nem empolgam para sermos fiéis a audiência !Nunca vi evangélica acreditar em sensitiva.
    O Portiolli com seu carisma e profissionalismo está dando um verdadeiro show domingo a tarde.Essa é a minha opinião!

  23. O público de hoje mudou,gostam muito desses programinhas de fofoca de sub-celebridades,hoje diretores fracos ,atores piores ainda tirados de internet acham que Influencer da IBOPE e só dá naquele mundinho da internet

  24. Eu gosto do SBT principalmente nos domingos,as filhas do Silvio Santos são mulheres guerreiras todas juntas tentando continuar com que o pai começou, o mundo continua com a opinião que mulher não sabe fazer nada,a mulher sabe sim fazer tudo elas estão tentando dar continuação o que o pai começo, mais por serem mulheres as pessoas criticam.

    1. Gosto muito muito de assistir o programa de domingo à noite. A Patrícia é excelente e sabe conduzir o programa. O carisma do pai, ela herdou direitinho. Parabéns!

  25. O SBT, tá acabando, só com repriz de novelas,eu só vejo Fofocando, o Léo Dias e a Cariucha, é que deixa o programa ,animado, Narcisa , não combinou com o Celso ..Tem tanta gente que pode substituir Eliana,gente boa.SBT,Globo pode dar as mãos.

  26. O sbt ja foi uma emissora boa, mas lá atrás há alguns anos. Quando existia programação para todos os públicos. Hj o q eles querem colocar é só reportagem policial onde só tem mortes coisas negativas não dá ânimo nem de assistir. Sem contar q é um jornal atrás do outro com a mesma matéria um pouco sem sentido.
    Seria legal q voltasse a programação de desenhos, os seriados ,sim podendo ter jornalismo mas bem moderado.
    Assim todos ficariam satisfeitos, pq está muito repetitivo a programação.

  27. Eu adoro o Chega Mais e assisto o SBT o dia todo. E tenho internet, porém a Tv aberta e SBT, e os programas como o Chega Mais fazem companhia, como se conversasse conosco em casa. Vida longa!

  28. Amo as novelas mexicanas, o chega mais realmente tá fraco, apesar de gostar dos apresentadores, precisa mesmo de um help.

  29. Amo as novelas mexicanas, o chega mais realmente tá fraco, apesar de gostar dos apresentadores, precisa mesmo de um help.
    Não estou conseguindo postar minha opinião

  30. Infelizmente a TV aberta vai ter um fim catastrófico, e o velório de cada uma delas, estão cada vez mais próximo do que os proprietários imaginam. Pessoas com idade de 20 anos menos, não assitem televisão! Estão na Internet, muitos já são influenciadores de conteúdos diversos. O SBT tirou as novelas mexicanas as 17:00 horas da tarde, dando mais um tiro no próprio pé.

    1. “Pessoas com idade de 20 anos menos, não assitem [sic] televisão! Estão na Internet, muitos já são influenciadores de conteúdos diversos” – A maior parte desse conteúdo um lixo.

      Bela evolução. Até porque, evolução nem sempre é sinônimo de melhoria.

  31. O SBT abusa dos comerciais. Intervalos 7, 8 minutos, além dos incluídos em vários programas.
    O público quer ver programas, não propagandas. Assistir qualquer coisa nesta rede se torna muito cansativo e desinteressante.

  32. É uma pena, agee assistir a decadência de uma tv tão querida como foi o SBT nós tempos de SS sempre uma grade renovada de quando em quando, agora essa Patrícia muito chata, chata de mais chega ser enjoativa, e ela quer apresentar tudo, faça um bloco e cai fora, esse chega mais se ficar só com a Volpato até acho que vinga alguma coisa, Michele e o Paulo não estão com nada, ruim de mais água morninha, sem graça não seguram nada, na minha opinião esse programa com 40 anos passou a hora de mudar, penso que as filhas estão mais perdidas que cego em tiroteio

  33. TV aberto se tornou um lixo, não existe mais uma programação que posso assistir.

  34. Gosto do SBT aos domingos e alguns dias a noite. Mas nunca assisto nada da tv Record ou das invasões evangélicas em todos canais pois pra mim são verdadeiros caças níqueis e não respeitam a Deus .espero que o SBT não faça isto nunca apesar que quem participa com convidados da programação tem que ser 90%por cento evangélico. Vergonha. Assisto todos canais mas nunca a Record como digo tudo que e pior está na Record.

  35. A o SBT deveria voltar com às novelas mexicanas como café com aroma de mulher com certeza teria um grande ibop, aos domingos colocaria o chaves e o Chaplin colorado e bastante câmeras escondidas nova, gincanas,aquelas pegadinhas com os famosos ai levantava o ibop dinovo viu fica a minha opinião ok

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *