SBT pode ter rombo de R$ 100 milhões com nova grade, que ganhou programas que não atraem quase anunciantes e não dão ibope.
A estimativa é do jornalista Daniel Castro, do Notícias da TV, publicada nesta terça (25)
Ele analisa que novas atrações como o “Chega Mais” e o “Tá na Hora” derrubaram o ibope da emissora em mais de 30%.
Sem anunciantes
Daniel Castro apurou que o matinal “Chega Mais”, que fica 4 horas no ar, tem apenas dois intervalos: fica mais de 2 horas sem intervalo comercial.
E também sem ibope, já que a média do programa comandado por Regina Volpato, Michelle Barros e Paulo Mathias não passa de 2 pontos, perdendo até para a Band.
Já o vespertino e sensacionalista “Tá na Hora” tem apenas um intervalo em duas horas, descreve o criador do “Notícias da TV”.
Aposta arriscada
Desde março o SBT mudou quase que toda a programação, por decisão de Daniela Beyruti, filha de Silvio Santos.
Ela alterou uma faixa horária com hábito histórico, que tinha desenhos, por um programa de variedades que até agora não mostrou ao que veio.
Porém, cabe lembrar que, se o “Chega Mais” está faturando pouco, os desenhos não faturaram nada. E ainda custavam em dólar.
Influencers
Outra mudança profunda no SBT foi a aposta em “influencers”, como Luccas Neto e Virginia Fonseca.
Luccas nunca ganha da Record, e ainda derrubou em mais de 10% o ibope da faixa horária.
Já Virgínia parece que vingou e está indo bem, no entanto já vai se afastar da tela porque está grávida.
Entretanto, há um ponto que precisa ser notado: a nova programação é barata, então permite que Daniela Beyruti tenha tempo para avaliar a situação.
Outro lado
Sobre esta reportagem, a assessoria do SBT enviou a seguinte nota:
A respeito do vídeo, queríamos te pedir a gentileza de colocar nos comentários fixados a nossa resposta, que o Daniel Castro também publicou na íntegra ontem
O SBT nega enfaticamente a informação sobre uma eventual previsão de prejuízos conectados à sua grade de programação.
A emissora acredita na força de seu portfólio de programas em relação a patrocínios e projetos que, de forma criativa, entregam visibilidade, rentabilidade e resultados positivos aos seus clientes.
Alguns exemplos importantes: “Champions League”, sucesso de audiência da grade, já está em fase de renovação com seus patrocinadores.
Três das seis cotas estão confirmadas para a próxima temporada;
Futebol
As finais da “Copa Sulamericana” estão com todas as suas cotas vendidas e uma fila de marcas interessadas;
Todas as cotas fundadoras do +SBT, streaming gratuito da emissora que será lançado brevemente, já foram totalmente comercializadas;
Estamos em fase adiantada de negociações para ações comerciais na nova novela “Caverna Encantada” e a 10ª temporada do “Bake Off Brasil”.
Em relação à audiência – segundo dados da Kantar IBOPE – o SBT teve, em junho, um dos maiores crescimentos desde janeiro.
A emissora cresceu na faixa das 24h, bem como nas faixas da tarde, noite e madrugada.
Audiência teve crescimento
Vale destacar, ainda, que 21 de 35 programas tiveram aumento de audiência neste mês, com 17 deles na vice-liderança, a exemplo de “Domingo Legal”, “Sabadou”, “The Noite”, “SBT Podnight”, entre outros.
Portanto, 60% dos programas tiveram crescimento em relação ao mês anterior.
Esses números e dados demonstram que o SBT segue comprometido em levar entretenimento e informação de qualidade e que a nova grade está no seu caminho de maturação e formação de hábito de audiência junto ao público brasileiro.
Fonte: Fonte: Audiência /Kantar IBOPE Media – Instar Analytics – Dados Domiciliares – (Rat%) – Tabela de Programação – Regiões Metropolitanas (15 praças) – junho/24 até dia”
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