Sindicato dos atores processa Globo e Record, porque ambas estão descumprindo a chamada “Lei de Direitos Conexos.
Como este site publicou com exclusividade em 9 de abril, só a Record tem no total R$ 300 milhões em processos de artistas, pelo descumprimento dessa lei.
Os direitos conexos precisam ser obrigatoriamente pagos ao elenco e produção de uma novela ou série sempre que esse produto for vendido a outros países.
Globo e Record descumprem
A Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais) prevê que artistas e dançarinos, intérpretes e autores têm direitos em relação à obra na qual fizeram ou participaram.
É o caso de novelas e séries. Globo e Record estão descumprindo a lei, afirmam atores e produtores.
Pela regra, a TV tem que repassar para cada participante da novela ou série 10% do que ele recebeu na gravação original por cada país ao qual a novela tenha sido vendida.
Sindicato processa
O presidente do sindicato, Hugo Gross, afirmou que a TV brasileira menospreza os direitos dos artistas.
Vários atores e atrizes da Globo estão postando publicamente sua ira com o valor que a emissora onde trabalharam vem pagando por seus direitos.
A Globo não só vende as novelas internacionalmente, como também as reexibe no Globoplay e Viva, pagando o que eles chamam de “miséria”.
Outro lado – Globo
A Globo emitiu a seguinte nota?
“A Globo efetua todos os pagamentos referentes aos direitos autorais e conexos devidos a autores, diretores e atores, em obras reexibidas ou exibidas nos canais pagos e no Globoplay, de acordo com os contratos celebrados com cada um”.
Outro lado – Record
A Record não se manifestou.
LEIA MAIS:
Record sofre processos de R$ 300 milhões
Âncoras fazem TVs perderem milhões em processos
Sindicato dos atores processa Globo e Record