Streaming encosta mais ainda na Globo em audiência, segundo dados exclusivos e oficiais da Kantar no mês de novembro.
Pelo terceiro mês consecutivo, o público da Globo diminuiu em novembro, enquanto os serviços de streaming.
Encosta ainda mais
Entre janeiro e novembro, em comparação com o mesmo período do ano passado, a Globo caiu de 11,4 pontos e 33.5% de share para 11 pontos e 32,6%.
Ou sejam enquanto a líder de audiência perdeu 3% de audiência este ano, o streaming disparou 11%.
Share é a quantidade de aparelhos sintonizados em um canal, programa ou serviço de streaming.
Globo furiosa
O arquiinimigo da Globo é justamente o Youtube, que representa mais de 80% do público desses serviços.
Por trás disso, está a ira das emissoras com a decisão de o Ibope ter unido há dois anos a medição de público da TV aberta e a do streaming –especialmente o Youtube.
Elas acham que o sistema de medição de ibope atual favorece o Youtube.
Porém, a briga esquentou a tal ponto que a então CEO da Kantar Media, Melissa Vogel, pediu demissão da empresa na qual trabalhou por 28 anos.
O que ninguém fala é que o combustível para essa briga se chama “publicidade”.
A internet hoje já concentra praticamente metade da grande verba publicitária do Brasil. Sete anos atrás, o montante não chegava a 20%.
Streaming reinando
YouTube é 2º em ibope no país e só perde para Globo, segundo apurou site e canal de Ricardo Feltrin no Youtube tiveram acesso aos dados da nova medição de audiência feita pela empresa Kantar Media.
Vamos aos números de 2023:
Medição de consumo com todos os aparelhos dentro de casa (celulares, tablets, computadores etc):
TV aberta e paga: 76,3%
YouTube: 16,6%
Streaming: 7,1%
Medição de consumo apenas por aparelhos de TV e SmartTVs:
TV aberta e paga – 84,8%
YouTube – 8,7%
Streaming – 6,5
Nota: Todos os dados acima se referem a janeiro de 2023 (Fonte: Kantar Media)
LEIA MAIS:
Fantástico perde em audiência para os serviços de streaming
Galvão Bueno assina com a Amazon Prime
Streaming encosta mais ainda na Globo