TV aberta se irrita com medição do ibope e busca uma alternativa à única empresa do mercado –a Kantar Media.
Dez anos depois de trazer para o Brasil a empresa alemã GfK, uma experiência que acabou não dando certo, as TVs abertas parecem novamente descontentes com a medição de público.
Novamente, quem está atrás de alternativas é Fabio Wajngarten, dono da empresa Controle da Concorrência –que, grosso modo, faz a mensuração da publicidade na TV aberta –assim como a Kantar faz com a programação.
Irritado com a medição
Para ele, a Kantar não tem interesse em investir no cruzamento de dados ou no aumento de parâmetros.
E exemplifica: ela não mede a audiência que as TVs abertas têm no Youtube.
“O SBT tem uma enorme audiência no Youtube e isso não aparece nas medições da Kantar; a RedeTV, idem”, diz.
TV aberta se irrita
Wajngarten também questiona o porquê de a Kantar não fazer a medição de audiência fora das residências.
“Está na cara que que não há interesse. Há claro interesse de uma emissora (Globo) que essa medição não seja feita”, declara.
Outro lado – Kantar Media
A Kantar Media, que faz a medição de audiência das emissoras de TV e streaming no Brasil, enviou a seguinte nota em resposta a esta reportagem:
“A Kantar IBOPE Media possui uma sólida relação de parceria com todos os seus clientes. Nossas métricas são acordadas em comitês de mercado, que incluem representantes de emissoras, anunciantes, agências e plataformas.
Seguimos investindo continuamente em tecnologia e inovação para acompanhar a evolução do ecossistema de mídia, garantindo soluções cada vez mais precisas e abrangentes.
O sistema de medição em vigor no Brasil está alinhado ao que há de mais avançado em tecnologia de ponta no mundo.”
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