Vem aí mais dois canais traços de audiência na TV paga: estreia a CNBC no próximo domingo. E a CNN Money, que já está em fase “beta”
Focado em economia e negócios, o canal pretende ser uma opção a outros traços de ibope como os noticiosos GloboNews, CNN, JP News e Band News.
Para se ter uma ideia, no mês passado o ranking no país ficou assim:
Globo News – 0,37
JP News – 0,11
CNN Brasil – 0,09
Band News – 0,08
Traço do traço de ibope
No final do ano passado, outro canal voltado aos negócios estreou no Brasil, o BM&C News.
A audiência nem chega a ser medida, pois os aparelhos da Kantar nem conseguem mensurar, mas, assim como CNN e Band News, também está na casa dos centésimos de audiência.
TV paga em queda
Pirataria, streaming, preço dos pacotes, conteúdo ruim, repetitivo e exaustivo até nos comerciais, são motivos para a decadência da TV por assinatura.
Para cada 3 instalações legalizadas, uma é pirata. E esse número é velho. A coisa pode ser bem pior.
Mas ainda é cedo para decretar a morte dessa plataforma.
Mesmo porque ela está tendo uma profunda modificação neste momento: aos poucos ela está se tornando um “marketplace” de conteúdo.
Pagantes de TV por assinatura
2002 – 5,5 milhões de lares
2003 – 3,5 milhões
2004 – 3,8 milhões
2005 – 4,1 milhões
2006 – 4,7 milhões
2007 – 5,3 milhoes
2008 – 6,3 milhões
2009 – 7,5 milhões
2010 – 9,8 milhões
2011 – 12,7 milhões
2012 – 16,2 milhões
2013 – 18,0 milhões
Começa a decadência
2014 – 19,6 milhões*
2015 – 19.1 milhões
2016 – 18,7 milhões
2017 – 18,9 milhões
2018 – 17.6 milhões
2019 – 15,7 milhões
2020 – 14,9 milhões
2021 – 13,9 milhões
2022 – 12,5 milhões
2023 – 10,4 milhões
2024 – 9,6 milhões*
Fonte: Anatel
LEIA MAIS:
Por que o anunciante não ataca a pirataria?
Globo paga mico histórico em evento de seus 60 anos
Vem aí mais dois canais traços de audiência