Youtube já tem mais ibope que SBT e Record, segundo dados exclusivos de audiência do CPV (Cross Platform View).
Trata-se de um painel de audiência de TV aberta e de plataformas online no ambiente doméstico, obtidos com exclusividade pelo jornalista Daniel Castro.
Os dados causaram um “terremoto” no mundo da TV aberta, pois reforçam algo que a própria Kantar Media já havia mensurado:
O streaming do Google está cada vez mais presente nos lares brasileiros, enquanto a TV linear aberta ou paga está perdendo espaço.
Mais ibope que SBT e Record
Somente no consumo em aparelhos de TV dentro de casa, diz Castro, o Youtube cresceu 21% em um ano.
A Globo ainda lidera, claro, com 39,4% em novembro, contra 14,1% e 11,9% do Youtube, que já passou o SBT (9,4%).
Youtube em ascensão
Porém, se a soma for de todos os aparelhos ligados dentro de casa, como celulares e laptops, aí o Youtube massacra e por pouco não mais audiência que a Record e o SBT somados.
Veja os números:
Globo: 34,5%
Youtube: 18,5%
Record: 12,1%
SBT: 8%
Humilhante
Para o Youtube, houve ainda uma outra vitória, segundo Daniel Castro, dono do site “Notícias da TV”:
“Nos Estados Unidos e no Brasil, a plataforma de vídeos do Google viu sua audiência se consolidar de forma vigorosa. Por aqui, se apresentou como novo rival da Globo, o concorrente que mais a desafia e ameaça.”
O jornalista diz isso porque a emissora carioca elegeu o YT como grande inimigo nas grandes mídias. Mas, não teve jeito.
“O YouTube (…) fechou 2024 com uma vitória surpreendente (e humilhante): sua diretora na América Latina, Patrícia Muratori, suplantou Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, numa das principais categorias do Caboré, o “Oscar” do mercado publicitário nacional.”
LEIA MAIS:
Exclusivo – Quase 20% dos brasileiros só veem Youtube
Exclusivo – Youtube tem 15 vezes mais ibope que o Globoplay
Youtube já tem mais ibope que SBT e Record: Patrícia Muratori, a diretora comercial do YT