Quer mais conteúdo?
Minhas redes

Cinco catástrofes que podem fazer você perder tudo na Bolsa

Cerca de um ano atrás estreei este site com um único objetivo: prestar algum serviço para os quatro ou cinco leitores que o acompanham.

Notem que:

1) eu faço críticas de cinema para ajudar vocês a decidirem se vale gastar dinheiro em um ingresso, que custa cerca de R$ 35

2) No site também dou aulinhas básicas e gratuitas de piano e teclado para iniciantes.

3) E faço estes textos aqui, com dicas de como investir em ações, como ganhar algum dinheirinho na Bolsa de Valores. É uma opção para não deixá-lo largado na poupança rendendo aquele óbvio ridículo.

Bom, mas eu não sou nenhuma Poliana deslumbrada do capitalismo.

Embora ache que investir na Bovespa é uma das únicas chances, senão a única, de ganhar muito dinheiro em pouco tempo (exceto loterias, heranças etc), ainda assim preciso lembrar que no mercado de ações há perigos de perda de patrimônio –que praticamente inexistem nas aplicações ortodoxas.

Sim, é possível até perder todo o dinheiro na Bolsa e eu listei cinco possibilidades disso ocorrer.

Você decidirá por si se elas são suficientes para mantê-lo longe do mercado de ações.

Empresa que você comprou ações fez tramóias
  1. A empresa da qual você comprou ações tem uma múmia no closet

Sim, isso é uma possibilidade realista. Você compra ações de uma empresa porque gosta ou admira seu produto, sua marca e sua história.

E aí de repente você descobre que a direção dessa empresa é 100% cafajeste, manipuladora, dissimulada e mentirosa. Trata-se de uma possibilidade real.

“Sua” empresa manipulou balanços, escondeu perdas, omitiu sua prática corrupta e de repente a podridão brota graças a um jornalista, um promotor de Justiça, um auditor da Receita ou aos valorosos policiais federais.

A casa desmorona.

Como vocês sabem, isso tem acontecido –com até alguma desagradável frequência– nos últimos anos, no Brasil e no mundo.

É sem dúvida o maior fantasma que assombra um investidor, e o faz pensar 300 vezes antes de trocar uma aplicação ortodoxa pela Bovespa. Não o culpo.

No filme “A Incrível Vida de Adaline”, Blake Lively fica rica comprando ações da Xerox inc.

     2. Empresa que você comprou ações fica obsoleta

Quem assistiu ao delicioso filme “A Incrível Vida de Adaline” (de 2015, com a soberba Blake Lively, foto acima), e prestou atenção, sabe: a quase imortal protagonista investiu, nos anos 50 ou 60, em uma certa empresa chamada Xerox.

Seu consultor ainda tenta demovê-la da ideia, dizendo que, embora sólida a empresa, seriam anos e anos para que ela realmente lucrasse com aquelas ações.

Ao que Adaline responde: “Não tenho pressa.” 

Claro. Ficou milionária (não só com isso, ela era genial em tudo).

Agora imaginem se a semi-imortal Adaline ainda tivesse essas ações da Xerox na segunda metade dos anos 90.

Foi  quando a internet e a digitalização passaram a dominar o mundo.

Ela talvez tivesse perdido muito, pois teria mantido seu dinheiro investido numa empresa que, devido ao destino ou aos rumos da história, poderia se tornar obsoleta. Há outros casos, como a Kodak durante o processo de digitalização das fotos. 

Isso é uma chance real de você ver seu dinheiro voar pela janela.

Você comprou ações de uma empresa, mas seu concorrente tem um executivo gênio

      3. Rival da sua empresa dispara no mercado

Isso pode ocorrer em setores com muita concorrência.

Sempre existe a possibilidade de um executivo ou inventor genial e visionário descobrir alguma nova fórmula, composição, produto ou processo que simplesmente revoluciona seu setor.

Se ele não fizer parte da companhia em que você está investindo em ações, preciso ser sincero e declarar:

Meus pêsames.

NASCEU UM GÊNIO, MAS NO VIZINHO

A disparada ou evolução de uma única empresa num setor tem muitos riscos embutidos: a concorrência (justamente aquela empresinha que você acaba de adquirir um grande lote de ações) pode simplesmente ser sufocada ou vendida a preço de banana.  

Nesse último caso você talvez até nem perca dinheiro, mas só se tiver paciência e sangue-frio ao assistir às negociações, que podem durar anos. Mas muita gente entra em pânico.

Você descobre que a gestão da empresa a qual você comprou ações é demoníaca

       4. Sua empresa tem uma gestão do inferno

Suponha que você comprou ações de uma empresa (familiar) muito sólida e honesta, mas depois que você investiu seu labutado dinheiro algum sucessor morre ou sofre um acidente ou decide mudar de área ou abrir outra empresa, abandonando a família.

E ele era o gênio da casa.

O DIRETOR É UMA BESTA

Mas, a vida é assim mesmo, bola pra frente, um novo presidente é empossado, ou um conselho assume o comando da empresa, e… Olha só que desgraça (para você, claro): essa nova administração é um lixo. Incompetente, burra, desqualificada, uma vergonha.

Não é nem sequer corrupta. É apenas incapaz.

Não estou exagerando. A história corporativa tem muitos exemplos de empresas que sucumbiram por absoluta e completa incompetência de seus administradores.

Nesse caso, o valor de suas ações vai sangrar pouco a pouco, até morrer de hemorragia gestacional. Com isso, adeus, dinheiro investido na Bolsa.

Se a empresa pode se recuperar? Claro, mas apenas se sofrer uma intervenção, ou for vendida.

      5. Acontece tragédia ou cataclismo mundial

Vamos lá, se eu não sou a Poliana das pessoas jurídicas, por que sê-lo-ia das físicas?

A foto já está na abertura desta coluna e eu não preciso reproduzi-la.

Sim, amiguinhos, lamento informar a vocês que nada impede que uma tragédia em escala mundial ocorra a qualquer momento.

Se isso ocorrer seu dinheiro vai virar poeira.

NÃO É NADA PESSOAL, VIU?

Se a catástrofe realmente for planetária, talvez você se sinta reconfortado (qual uma mórbida cassandra espectral) ao saber que não só você, mas TODO MUNDO vai perder dinheiro e patrimônio nos próximos dias, meses, anos.

Pessoalmente imagino que, se houver uma catástrofe que chegue ao ponto de acabar, de destruir o valor do dinheiro –ou seja, se ele não significar mais nada–, sofreremos a barbárie.

Imaginem por exemplo o que ocorreria para o mercado de ações se houvesse um “armagedon” global, ou um cataclismo do tipo, sei lá, exagerando: meteoro se choca contra a Terra.

Isso mesmo: suas ações vão virar pó.

Mas, você precisa ficar alerta para um outro tipo de tragédia possível. Exemplo: a empresa da qual você tem ações tem ou causa um acidente ou incidente gigantesco em escala mundial.

Descobriu-se que o produto que a empresa faz é mortal, cancerígeno, matou milhares e isso foi ocultado, tem trabalho escravo há anos etc.

É uma tragédia para o dono de ações daquela empresa.

Mr. ZUCKERBERG

Outro exemplo? Esse espectro de Juízo Final talvez seja uma das possibilidades que rondam no momento o rico Facebook.

Ninguém sabe como a história do escândalo atual de vazamento de dados de 50 milhões de usuários vai terminar.

Aliás, ninguém nem sequer sabe até onde vão as “falhas” da rede de Mark Zuckerberg e como os próximos capítulos do caso atual vão atingir o valor do Facebook e sua imagem .

Mas, de longe, tudo que está ocorrendo é mais um alerta de que, sim, você pode perder dinheiro na Bolsa.

Enquanto isso, Oremos.

Leia mais dicas de investimento na Bolsa no site Ooops (que não tem capital aberto)

Veja quais são as empresas listadas na BM&F Bovespa  

17 respostas

  1. Obrigada pela matéria. Foi esclarecedor pra mim. Eu li bastante em vários outros sites, mas uma dúvida enorme me perseguido. Mas com sua explicação fui salva não só da dúvida, mas também da ignorância….RS
    Obrigada por seu trabalho. Adorei o texto!.

  2. Muito obrigada pelo texto! Sou iniciante e investi 700 Reais na internacional atraves de um aplivativo. Resgatei 500 Reais e ja tinha mais 500 que resolvi re investir, mas as acoes todas cairam muito. Eu ia tentar comprar mais, mas estavam fechadas e eu nao pude fazer nada! Pensei, sem problemas, vou esperar subir novamente, mas…o dinheiro sumiu! Isso aconteceu faz uns 10 dias quando a noticia de uma possivel segunda onda do corona virus nos EUA veio a tona. Eu achei que só poderia perder o dinheiro que apliquei se vendesse essas ações por um valor menor do que o valor que eu comprei. Você pode
    Me explicar o que aconteceu e como eu poderia evitar perder dessa forma? As ações eram Uber, P&G e Google ou Amazon. Todas empresas grandes!

    1. Olha, Magda, você não perde NUNCA o dinheiro enquanto não vender as ações com prejuízo. Se você compra uma ação e ela caiu absurdamente (como petróleo no caso da pandemia, chegando a um inacreditável valor negativo para algumas modalidades), você AINDA É DONA DAQUELA AÇÃO Se você tiver sangue frio e esperar e tiver paciência, você pode lucrar muito. Se não me engano, na Grande Depressão de 1929 nos EUA, as ações da Ford caíram tanto que a família Ford aproveitou para comprar quase tudo a preço de banana. Fizeram uma rapa no mercado. Anos mais tarde o que eles pagaram migalhas valia bilhões. Investir em ação é um exercício de paciência e autocontrole (tanto para comprar como para vender). Obrigado por escrever e pela leitura :))

  3. Mas quando a empresa recupera, você também recupera seu dinheiro. Não é isso? Entendo que os casos que você citou é casa desvalorize de uma forma que possa até chegar negativo? Como o caso do petróleo alguns meses atrás? Ou estou errada? Porque sei que a bolsa de valores é uma montanha russa que uma hora você pensa que perdeu, mas na outra você ganhou porque esperou.

    1. Exatamente, Manuela. Como o texto diz, essa desvalorização QUASE SEMPRE é transitória, e o investidor que não se desespera acaba não só recuperando o dinheiro, mas até lucrando alto. Veja o exemplo que dei do cara que comprou ações de uma empresa aérea e quando houve um acidente ele se desesperou e vendeu. Se tivesse sangue frio e esperado um ano teria mais de 100% de lucro sobre o que investiu. Esse é erro do investidor inexperiente ou de gente ansiosa. Quem é muito ansioso não deve investir na Bolsa. Mas, também nunca vai sair do 0,5% da poupança. Obrigado pela mensagem e pela leitura

  4. Achei interessante sua matéria ou seja o que queria saber em partes,pois estou iniciando na bolsa a uma semana e gostaria de um esclarecimento, eu só vou perder se caso a empresa der calote falir algo assim, agora pelo contrário posso deixar ela por longo prazo. Estou estudando a trabalhar com investimentos em várias empresas e áreas ou seja se caso uma der errado não perco todo meu dinheiro pois tenho outras empresas. Será isso uma estratégia boa?!
    Desde já agradeço.

    1. Posso te sugerir uma coisa: assista ao documentário “The Corporation” (A Corporação, de 2003). Ali fica claro e explica porque é muuuuuito difícil uma empresa falir. Claro que isso ocorre, mas com empresas listadas na Bolsa isso é muito, mas muito raro. Teve o famoso caso da Enron, o Wells Fargo, no Brasil tivemos o Banco Santos, mas a verdade é que é muito raro uma empresa falir, Mas ela pode mentir descaradamente em seus balanços: por exemplo, como a Petrobras, a Braskem e a JBS fizeram, para ficar só em três exemplos. Se meteram em escândalos monumentais e ainda assim estão lá portentosas na Bolsa, como se nada tivesse ocorrido. Dê um jeito de ver esse filme, sugiro muito. Já vi para vender no Mercado Livre, mas deve ter outros jeitos. abraço

    2. Agnaldo… Essa estratégia de diversificar o dinheiro em várias ações é a mais comum e segura de quem investe na Bolsa. Eu, ao contrário, sou considerado um investidor temerário e destemido: eu faço uma ÚNICA aposta e jogo tudo nela. Passo meses estudando uma empresa, os balanços, o fluxo de caixa dela, leio todo tipo de notícia antes de tomar uma decisão. E mesmo assim já fui ludibriado pelas empresas, entre elas a Braskem e a JBS, que estavam envolvidas até o pescoço em corrupção. Graças a Deus, mesmo assim consegui triplicar o que investi, porque não me desesperei, e tive a sorte de nenhuma delas ter ido à falência (o que é muito difícil deocorrer). Mas isso é um exemplo para você ver que, por mais que estude e se empenhe, ainda assim você pode ser enganado. Agora um pouco menos, com essa moda do compliance… mas logo isso passa e a corrupção empresarial volta. Mas tudo pode ser uma forma de ganhar. Tenha paciência, não invista como a boiada e não se desespere com baixas e nem fique eufórico com altas. É tudo passageiro. Escolha bem o que comprar e não seja ganancioso: a arte do investidor é saber a hora de sair. Não fique esperando as ações subirem para sempre. Venda quando já tiver um bom lucro (no meu caso nunca menos de 100% do que investi).

  5. Bom dia, seria um bom momento para investimentos? Se sim quais, e se não, por qual motivo, adorei sua matéria, sou leiga no assunto, mas acho muito interessante.

    1. Querida Núbia, é um bom momento para investir na Bolsa, sim, e por enquanto também em aplicações como LCA (Letras de Crédito Agrícola), que quase não pagam imposto.

      A Bolsa lembro que, se você não movimentar nada acima de R$ 20 mil, você não paga Imposto de Renda também. Mas lembre-se: tudo isso pode mudar de repente com uma canetada.

      Legalmente eu não posso te aconselhar a comprar ações ou dizer quais são interessantes, mas posso te dar minha opinião sobre uma que não compraria: eu JAMAIS compraria ações da Petrobras, porque não acredito numa empresa que tem ingerência e interesses de governos. Sem falar no que já roubaram em corrupção.

      Boa sorte! <3

  6. Olá, Ricardo! Conheci esse canto aqui hoje e que supresa boa! Uma matéria esclarecedora e gostosa de ler. Sua escrita é singular! Sou iniciante na renda variável e estou pesquisando direitinho antes de iniciar os trabalhos. rs

    Obrigada por compartilhar um conteúdo tão interessante e por responder os comentários. Consegui sanar diversas dúvidas através dos mesmos.

    Abraço e sucesso sempre, querido!
    Deus te proteja e te guarde.

  7. Cara muito top a matéria realista , explicada no português claro e simples !!!!
    Investir em empresas sólidas por mais que elas passem por momentos difíceis, sempre existe a recuperação , todo brasileiro deveria investir na bolsa para aprender a desenvolver a paciência e o controle de custos .
    Olho gordo e especulação não levam a lugar algum !

  8. Olá boa noite amei seu texto, sou nova em investimentos.
    Me deparei com uma ação informando que o vencimento de contrato expira em 3 dias, se esse contrato vencer e eu não vender minha agora eu tenho prejuízo, pode explicar e dar um exemplo.
    Obrigada

    1. Oi, Geissy. Você deve estar falando de mercado de opções. Isso é um mundo à parte dentro das ações que eu não conheço e não me atrevo a falar. Na verdade acho que mercado de opções é o que existe de mais próximo de um cassino, por isso nunca me aprodundei. Tenho até medo rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *