Quer mais conteúdo?
Minhas redes

Crítica de cinema: Assim É A Vida faz rir com a saga de uma empresa de eventos

Em cartaz há duas semanas nos cinemas, “Assim é a Vida” é uma comédia francesa fofa sobre um tema pouco explorado nos cinemas, embora cheio de cheio de possibilidades para fazer o público rir: um dia na vida de uma empresa de catering e organização de eventos (como casamentos).

Dirigido por Eric Toledano e Olivier Nakache, a mesma do arrasa-quarteirão “Os Intocáveis”, a comédia conta a saga do empresário Max (Jean-Pierre Bacri) e sua empresa.

Ele é dono de uma espécie de “Fábrica de Casamentos”, que foi contratada para fazer o banquete e o show de um casório chique que será realizado num castelo pós medieval.

Há 30 anos no mercado de eventos, a equipe de Max –garçons, cozinheiros, maîtres, faxineiros e músicos etc– é até certo ponto profissional, mas um tanto leviana. Além disso está envolvida em briguinhas internas e de egos.

Além de ter de lidar com a comida e os horários “militares” do evento, Max atravessa uma crise de terceira idade e também no casamento, além de ter um caso mal resolvido com uma de suas gerentes, Josiane (Suzanne Clément).

BANDO DE LOUCOS

Para piorar,  o DJ contratado pula fora em cima da hora e Max tem que colocar em seu lugar o cantor canastrão James (Gilles Lellouche hilário), que, além de ser narcisista, não se dá bem nem com funcionários de Max e nem com o noivo contratante.

Há também os problemas com manias e idiossincrasias do staff. O fotógrafo oficial, por exemplo, Guy (Jean-Paul Rouve, foto acima), sempre se revolta quando vê os convidados fazendo fotos com celulares, pois acha que deveria ter exclusividade. Vão vendo…

Fosse outra direção, talvez, “Assim é a Vida” tivesse virado uma comédia pastelão, mas isso não acontece.

O filme vai sendo tecido pouco a pouco com situações engraçadas, e o espectador vai se afetuando ao pobre empresário, tal a quantidade de problemas nas quais ele vai se enredando. Apesar de, em muitos casos, ser culpa dele.

Ao contrário de outras comédias, não há um humor escrachado em nenhum momento. Tudo que ocorre é muito verossímil, especialmente para quem conhece o ramo de eventos.

Toda aquela bagunça poderia ter ocorrido no casamento de qualquer: a banda indisciplinada, o apagão de energia, os garçons esfomeados, a comida que… bem, melhor deixar para vocês verem por si mesmos.

O ano cinematográfico do Brasil não teve muitos filmes franceses, mas “Assim é a Vida” certamente fecha o ano em grande estilo.

É bem feito, muito engraçado, inteligente e até poético, com um final apoteótico. Vale cada centavo do seu ingresso.

Filme: “A Vida é Assim”

Onde: Em cartaz nos cinemas

Avaliação: Ótimo ????

Veja outras críticas de cinema no site Ooops!

Conheça o fabuloso e modesto site Ooops!

Assista ao trailer de “Assim é a Vida”