Quer mais conteúdo?
Minhas redes

Crítica: Trama Fantasma gira em torno do umbigo de personagem de Day-Lewis

“Trama Fantasma” estreou dias atrás nas salas de cinema do país.  Com o ganhador do Oscar Daniel Day-Lewis como protagonista, o filme erroneamente foi classificado em alguns lugares como drama policial. Não sei o porquê.

Sim, é um drama, mas não tem nada de policial. Trata-se de um daqueles filmes densos que se dedicam a esmiuçar a personalidade dos personagens.

Na verdade o filme gira praticamente 100% em torno do umbigo de um só deles —Reynolds Woodcock , um costureiro da alta sociedade interpretado por Day-Lewis.

No pós 2ª Guerra, o britânico Reynolds já é uma estrela internacional da moda, fazendo vestidos de gala e de uso cotidiano não só para a aristocracia inglesa, mas até para realezas internacionais.

Como sempre, o brilhante Day-Lewis compõe um personagem mesmerizante e obcecado, que intriga o público desde a primeira aparição.

No entanto, logo começam a soltar da tela fios do seu temperamento.

Convencido, prepotente, narcisista e aparentemente incapaz de ter sentimentos afetivos por qualquer pessoa, ele só fala em sua “criação”, sua “obra”, e parece dominado inteiramente por sua autoritária irmã Cyrill (a atriz Lesley Manville).

Não muito no fundo, Reynolds também é um conquistador  picareta, mas as jovens britânicas estão ofuscadas demais com seu brilho social para perceber que estão caindo em uma clássica  cilada amorosa.

A vida do fanfarrão gira só em torno de seu mundinho fashion, até que ele seduz mais uma mocinha, a garçonete Alma, com quem ele flerta descaradamente num restaurante após mais uma separação.

POR FORA BELA VIOLA

O problema é que Alma (a atriz Vicky Krieps, em adorável atuação) não só é mais esperta e atenta que suas antecessoras.

Ela também sabe exatamente o que fazer para arrancar Reynolds de sua bolha e… levá-lo para a dela. Meiga, mas metódica. Fofinha, mas perigosa.  

Como ele tentará fazer isso? Vou parar por aqui, o resto é com vocês. Vão assistir.

“Trama Fantasma” concorre a nada menos que seis estatuetas no Oscar 2018. Filme, Ator (Day-Lews), Atriz Coadjuvante (Lesley Manville) Direção (Paul Thomas  Anderson), Trilha Sonora e Figurino.  

Se você gosta de filmes sobre relações tóxicas, como “Ligações Perigosas”, certamente vai gostar.

Filme: “Trama Fantasma”

Onde: Em cartaz nos cinemas, e no Now

Avaliação: Muito Bom ???

Veja outras críticas de cinema no site Ooops!

Assista ao trailer de “Trama Fantasma”, com Daniel Day-Lewis