Quer mais conteúdo?
Minhas redes

Filme com Edson Celulari mostra a dor que só um cego pode ver

Estreou na semana passada o filme “Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos”, do diretor Paulo Nascimento. O protagonista e co-produtor é Edson Celulari, em uma atuação irretocável.

A história é bonita, principalmente pela simplicidade.

Vitório é um pizzaiolo cego que herdou a pizzaria do pai.

Quando menino ele perdeu completamente a visão, mas se tornou um brilhante cozinheiro (e apreciador de vinho siciliano também).

Apesar de instalado no famoso bairro ítalo-paulistano do Bexiga, Vitório é corintiano fanático.

O MUNDO DELE

O pizzaiolo pode viver em um mundo aparentemente escuro, mas para ele há luz e brilho em toda parte.

Seu personagem é doce, fofo, amigável e cercado de paixão.

Paixão pela mulher, Clarice, que ele nunca viu (a atriz Soledad Villamil); igualmente pela filha, Alicia (Giovana Echeverria); e por seu melhor amigo, Cleomar, que também é  garçom em seu estabelecimento (o ator Leonardo Machado também em uma atuação incrível).

Um dia surge a possibilidade de Vitório voltar a enxergar com uma nova técnica operatória. Ele não quer, mas sua mulher insiste.

E ele até voltará a ter visão parcial, mas qualquer alegria passa a ser obscurecida –sem trocadilho– por uma espécie de crise familiar-existencial que ele passa a ter a partir desse momento.

Há também um conflito entre o que ele sempre imaginou e a nova realidade que ele se recusa a ver.

Ao ponto de ele não saber, ou não querer responder à mulher quando ela lhe pergunta que nota ele daria a ela (fisicamente).

TRAILER CONTA O FINAL

Nesta crítica não estou fazendo nada demais nem dando “spoiler”, porque qualquer pessoa que já tenha visto o trailer  exibido nas últimas semanas nos cinemas já está ciente não só de tudo isso, mas também do final do filme.

Pessoalmente, como fã incondicional do cinema, creio que esse “spoiler” dado no trailer foi inexplicável, inaceitável e, por que não dizer, cinematograficamente burro.

Porque ele simplesmente estragou e entregou completamente qualquer surpresa que o público poderia vir a ter.

O pior é que atrapalha uma história original e, como eu disse, muito bonita.

Em outras palavras: quem viu o trailer já sabe antes de entrar na sala como o filme vai terminar.

Apesar disso o desfecho na tela tem uma doçura e uma poesia que, graças aos céus, os produtores (Celulari e o diretor Nascimento incluídos) não conseguiram atrapalhar. Ainda bem.

“Teu Mundo Não Cabe Nos Meus Olhos” é um drama e um romance, ao mesmo tempo um conto de amor e de humanismo, com um elenco maravilhoso e cheio de sensibilidade.

Tirando isso, só faltou mesmo a sensibilidade da própria produção de jamais contar o fim de uma história ao público antes da estreia.

Filme: “Teu Mundo Não Cabe Nos Meus Olhos”

Avaliação: Ótimo ???? (apesar do trailer estraga-prazer)

Veja outras críticas de cinema no fofo, porém sincero site Ooops

Assista ao trailer de “Teu Mundo Não Cabe Nos Meus Olhos”