O site Ooops hoje dá mais uma dica para os leitores interessados em investir na Bolsa de Valores como “brokers” (investidores independentes que compram e vendem ações a partir de suas próprias casas, sem bancos ou agentes).
O objetivo destes vídeos é ajudar você a investigar e a aprender mais sobre ações antes de comprá-las.
Como já dissemos em outros textos, primeiro passo é você escolher um pequeno grupo de ações para acompanhar por pelo menos um ano antes de efetuar a compra.
É preciso analisar o histórico da empresa, o histórico do valor de suas ações no decorrer dos anos, e não se decidir comprar ou vender apenas se ela caiu ou subiu num determinado dia ou período curto.
FANIQUITO DO MERCADO
Você jamais deve comprar a ação de uma companhia sem ter feito a lição de casa e aprendido porque os papéis sobem e descem com tanta frequência.
Em menos de dois meses tivemos dois exemplos de “histeria” do mercado de ações brasileiras.
O primeiro ocorreu em junho, quando Pedro Parente deixou a Petrobras. Naquele dia, 1º de junho, as ações da empresa –que já não andam numa grande fase devido a sucessivos escândalos e interferência do governo– desabaram.
Até mesmo o dólar disparou.
No entanto, hoje, a ação já recuperou e superou o valor ocorrido naquele “desabamento”,
Outro exemplo que damos no vídeo de hoje é a ação da Gol Linhas Aéreas. Dias atrás a empresa anunciou a compra de um lote de aeronaves da Boeing e o preço disparou.
Por quê?
Não me perguntem.
MERCADO IRRACIONAL
Já vi outros casos em que empresas fazem grandes investimentos como esse da Gol, e o que ocorreu foi justamente o oposto: as ações delas caíram, porque investimento significa gasto, e necessariamente não é garantia de lucro futuro.
A compra de 15 Boeings 737 Max-8 deverá custar mais de US$ 2 bilhões e isso é um investimento incrivelmente alto para qualquer empresa do mundo.
No entanto, as ações da Gol no dia do anúncio desabaram. Menos de dez dias depois, já perderam praticamente todo o ganho daquele dia.
Isso é o que chamo de “irracionalidade” ou “histeria” dos investidores, já que muitos agem de forma intuitiva, impensada ou mesmo como parte do “efeito boiada” –faço o que outros fazem.
VEJA O VÍDEO COM DICAS DO MERCADO DE AÇÕES
Como saber se uma ação da Bolsa está cara ou barata?
Leia em Ooops mais dicas de investimento em ações