Para a maioria das pessoas, Paris é a cidade mais romântica e linda do mundo, e cada rua é quase que como uma obra de arte ou da história.
Certo, mas experimente tentar conhecer bairros mais afastados como La Villette (habitado por maioria árabe) e Chateau D´Eau (o bairro africano) e você verá porque, no fundo, Paris é só mais uma cidade igual às outras.
É neste último bairro que se desenvolve o filme “Château-Paris”, em cartaz nos cinemas.
Exceto pelos diálogos em francês carregado de sotaque, a um certo momento do filme você simplesmente esquece que está vendo um enredo na chamada Cidade-Luz.
Chateau D´Eau é como um mundo paralelo em que sobra miséria e desavenças entre gangues que controlam a “publicidade” de salões de beleza e cabeleireiros femininos do bairro.
Pera. Por “publicidade” eu quero dizer marmanjos enormes que ficam assediando e perseguindo possíveis clientes pelas ruas, convidando-as a fazer um novo corte de cabelo, as unhas ou comprar os famosos apliques de cabelo.
LÍDER DO GRUPO
Nesse mundo temos o bonitão e simpático Charles (o ator Jacky Ido), que é líder de uma das “gangues”.
Ele se vê envolvido ao mesmo tempo em uma disputa feroz entre grupos por horário de ocupação das calçadas e também precisa ajudar um amigo que está desconfiado que a namorada está lhe colocando um chifre na cabeça.
Enquanto isso Charles também tenta convencer um outro amigo curdo, barbeiro, a vender seu ponto para ele.
Ah, sim, ele também enfrenta ao mesmo tempo uma espécie de insurreição no bairro, pois um rival quer tirá-lo da jogada.
HISTÓRIAS HUMANAS
Estão vendo? Nenhuma trama mirabolante, nenhum roteiro denso e indigesto. Apenas histórias comezinhas e humanas, mas que prendem a atenção do espectador por seus quase 90 minutos.
O filme não é nenhuma obra-prima, mas definitivamente é tão agradável que parece até ser curtinho demais.
E vale também por mostrar uma outra Paris –como eu disse, um mundo paralelo–, uma parte da capital francesa que a maioria absoluta dos turistas nem sequer imagina existir.
Filme: “Château-Paris”
Onde: Em cartaz nos cinemas
Avaliação: Ótimo ????
Veja outras críticas de cinema no site Ooops!
Assista ao trailer do filme “Château-Paris”