Quer mais conteúdo?
Minhas redes

Cotas de patrocínio do Carnaval da Globo encalham pelo 2º ano

Cotas de patrocínio do Carnaval da Globo encalham

Cotas de patrocínio do Carnaval da Globo estão encalhando pelo 2º ano consecutivo.

Esta coluna apurou que o interesse dos grandes e médios anunciantes no Carnaval exibido pela emissora Brasil afora perdeu totalmente o apelo dos anos dourados.

Mesmo com descontos sendo oferecidos, está difícil a missão do departamento Comercial da Globo.

Cotas encalham de novo

A Globo está vendendo quatro cotas de R$ 23,8 milhões cada. Se vendesse todas, ela faturaria R$ 95,2 milhões.

No ano passado, além do prejuízo comercial, a Globo amargou o 2º pior ibope da história nas transmissões (veja os números abaixo).

Um especialista em mercado, ouvido por este site / canal, acredita que o motivo do desinteresse do mercado na TV aberta se deve ao crescente consumo de conteúdo na internet.

As pessoas preferem ficar pulando de site ou rede para ver fotos e fazer comentários. A TV se tornou algo estático e sem interação.

O programa Seleção do Samba, por exemplo, foi extinto também por falta de patrocínio.

Essa informação exclusiva foi publicada no ano passado pelo site Na Telinha.

Carnaval da Globo em 2023

Nas transmissões do Rio e São Paulo na Globo, este ano, a Globo teve o segundo menor índice de audiência deste evento na história da emissora.

A tabela abaixo abarca os últimos 23 anos e inclui desfiles e apurações nessas duas capitais (desfiles das campeãs excluídos).

Band também vai mal

A Band vai exibir o desfile das 16 escolas da Série Ouro. E também está penando para vender cotas de patrocínio.

Elas desfilam em 2024 nos dias 9 e 10 de fevereiro, sexta-feira e sábado de carnaval.

Os números do Carnaval da Globo

Ano Média / pontos de ibope (23 anos)

2000 – 16,7
2001 – 16,6
2002 – 12,7
2003 – 13,9
2004 – 16,0
2005 – 15,3
2006 – 15,1
2007 – 14,8
2008 – 13,1
2009 – 13,4
2010 – 12,4
2011 – 12,1
2012 – 10,3
2013 – 8,90
2014 – 9,90
2015 – 10,0
2016 – 10,8
2017 – 11,4
2018 – 11,2
2019 – 10,8
2020 – 11,4
2021 – Não houve
2022 – 9,30
2023 – 9,10

Fonte: Dados consolidados de audiência mensurados pela Kantar

LEIA MAIS:

Testamento de mágoas do Zagalo

Cotas de patrocínio do Carnaval da Globo encalham pelo 2º ano

Cotas de patrocínio do Carnaval da Globo encalham pelo 2º ano