Quer mais conteúdo?
Minhas redes

Crítica de cinema: 5 filmes estrangeiros que você não pode deixar de assistir

O site Ooops! sugere hoje 5 filmes estrangeiros que realmente valem a pena você assistir.

Todos estão em cartaz no grande circuito em boa parte das capitais e têm comum um alto valor cinematográfico e emocional (na opinião do colunista, é claro).

Veja abaixo minicríticas de cada um deles.

2:22 – Encontro Marcado – Bom ??

Esqueça os ataques abrasadores que alguns “gênios” têm espalhado a respeito desse filme. Ele tem muitas qualidades. Michiel Hisman (de “Game of Thrones”) é um controlador de vôo que enxerga padrões e sincronicidades no local de trabalho e na vida cotidiana. Ele acaba se envolvendo com a passageira de um voo que quase morreu justamente por culpa dele. Aos poucos, os padrões surgem diante dele: trata-se de um destino premeditado e de um passado trágico que os une. Vale o ingresso, você não vai perder nada se assistir.  

O Jantar – Muito bom ???

É um daqueles filmes surpreendentes, baseado mais na atuação (brilhante) dos atores do que até na própria história. Dois irmãos, um político e um professor (Richard Gere e Steve Coogan) são obrigados a se reunir em um restaurante para discutir como vão agir em relação aos filhos, que cometeram uma barbaridade. Até a metade do filme você acha que sabe quem é mocinho e quem é bandido, mas prepare-se: os personagens vão virar suas expectativas de cabeça para baixo. Um final simplesmente de embasbacar. E atuações de derrubar o queixo.

Veja o trailer de “O Jantar”, com Richard Gere, Laura Linney e Steve Cooghan

https://www.youtube.com/watch?v=3fiMY3lbM6o

Glory  – Ótimo ???? 

Um operário ferroviário búlgaro miserável e gago, que mora numa pocilga, acha uma tonelada de dinheiro em um trecho da ferrovia em que trabalha. Humilde e honesto, em vez de pegar o dinheiro para si ele liga para as autoridades informando o achado. Um político e sua assessora de comunicação, ambos  cafajestes, tentam se aproveitar publicamente do fato e convidam o coitado para receber um prêmio: um relógio vagabundo que deixa de funcionar no mesmo dia. Paralelamente, a assessora vive um drama pois passou dos 40 e tenta engravidar por inseminação. Humor cínico, fino,  mordaz e de alta qualidade.

Veja o trailer de Glory

David Lynch,  A Vida de Um Artista – Ótimo ????

Um dos únicos documentários em cartaz, faz um raio X divertido e isento de um dos cineastas mais famosos e discutidos do mundo, comandante dos famosos seriados “Twin Peaks” (na Netflix). Se você acha Lynch indigesto como diretor (meu caso), esse longa-metragem explica de forma definitiva sua obsessão pelo mistério, criminalidade, sangue, vísceras e outros assuntos nauseabundos presentes em sua obra. Também mostra parte de sua criação como artista plástico, que precedeu sua fama no cinema. É enriquecedor.

Uma Mulher Fantástica – Fabuloso ?????

Talvez o melhor e mais belo filme que os cinemas brasileiros receberão em 2017. A transsexual Marina (Daniela Vega) vive com um empresário de meia-idade que deixou a família por ela. Os dois vivem uma relação apaixonada e idílica até que ele morre (esqueça, esse spoiler é o de menos). A partir daí Marina passa a sofrer todo tipo de preconceito possível e imaginável, não só da família do morto, mas das autoridades chilenas. Anotem: uma cena em que ela enfrenta uma ventania (!) é uma das coisas mais belas e comoventes já feitas no cinema. Um filme para ver e rever pelo resto da vida. Simplesmente maravilhoso.

Leia outras críticas exclusivas de cinema no site Ooops!

Veja o trailer de “Uma Mulher Fantástica