Quer mais conteúdo?
Minhas redes

Crítica de Cinema: “Dégradé” mostra tarde claustrofóbica em salão de beleza em Gaza

Imagine 10 mulheres pobres, oprimidas pela insegurança e violência, mas também humanamente invejosas e maledicentes, que são obrigadas a conviver várias horas forçosamente dentro de um salão de beleza precário na Faixa de Gaza…

Essa é a premissa do envolvente e claustrofóbico “Dégradé”, dos estreantes diretores palestinos Tarzan e Arab Nasser (irmãos).

Na miserável e violenta região do Oriente Médio, as mulheres só têm a seu dispor a imaginação. E é preciso muita para viver ali.

É o que as faz sonhar que podem um dia ter uma vida melhor, mesmo que a realidade à sua volta mostre exatamente o contrário.

Vaidosas e fofoqueiras, tentam fingir que a guerra do lado de fora do salão faz parte da normalidade e não lhes diz respeito.

Enquanto isso  passam o tempo cutucando umas às outras, numa sequência de mesquinharia, inveja e boa dose de ignorância e falsidade.

Afinal, nada mais defeituoso que o ser humano e sua visão umbilical de si próprio.

SALÃO DA VAIDADE

No salão, propriedade de uma imigrante russa, há uma garota prestes a casar, uma grávida sofrendo complicações, uma mulher de meia idade prepotente prestes a se divorciar, uma radical religiosa sonsa e uma víbora que só faz se drogar e fazer futrica sobre a vida de todas as demais.

Também há a mulher agredida e submissa à violência do marido e a iludida que acha que seu amor vai largar os amigos radicais para viver com ela o verdadeiro amor.

A situação se agrava quando uma batalha entre facções palestinas é deflagrada na rua e o salão, às escuras, é obrigado a trancar as portas com todas as “amigas” ali dentro.

FILME OPRESSIVO

“Dégradé” é um filme opressivo, que tem personagens que chegam a ser exasperantes.

Mas isso é só um dos efeitos das ótimas atuações –especialmente a da veterana Hiam Abbas, e Maísa Elhadi.

No fundo, pode servir como uma grande metáfora de como a feiúra do ser humano não pode ser modificada pela cosmética.

Filme – Dégradé

Onde: Em cartaz nos cinemas

Avaliação – Ótimo ?????

Veja critica de outros filmes em cartaz nos cinemas

Twitter, Facebook e Instagram: @feltrinoficial

Veja a biografia de Ricardo Feltrin

Mais sobre Ricardo Feltrin no Google

Ricardo Feltrin no UOL

Assista ao trailer:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *