Quer mais conteúdo?
Minhas redes

Edição? Mixagem? Design? Saiba mais sobre os prêmios técnicos do Oscar 2018

O Oscar tem 24 premiações principais, categorizadas em 3 áreas em um filme: principal, coadjuvante e técnica.

A principal quase todo mundo conhece de cor: Atriz, Ator, Atores Coadjuvantes, Filme, Diretor, Roteiro Original e Adaptado  –que são são auto-explicativos, né? (o primeiro é um texto e uma história criados exclusivamente para o cinema; o segundo, a adaptação de alguma obra já pronta).

Porém, a área técnica é a que mais causa confusão.

E respeito também.

Notem que quase todo crítico ou cinéfilo tem na ponta do beiço seus palpites ou apostas de quem vai ganhar o próximo Oscar de Melhor Filme, Ator, Atriz, Coadjuvantes…

Porém com as premiações técnicas quase ninguém abre o bico. Só que essas áreas são toda a base, a estrutura de um filme. Como notarão abaixo, algumas premiações nessa área é forte indício de Oscar também nas categorias principais.

Tentarei no texto abaixo explicar algumas dessas categorias pouco faladas e tão importantes.

Melhor Mixagem de Som

Já se comparou a Mixagem de Som a um maestro que conduz a orquestra para que mantenha coerência em toda sonoridade tanto em externas como em sets fechados. Chamar de maestro é uma boa comparação, pois é a mixagem que vai harmonizar e manter coerência entre diálogos, efeitos sonoros, a trilha, a captação direta da locação etc.

Melhor Edição de Som

Os profissionais de Edição de Som são os que vão finalizar e consolidar não só as mixagens já entregues, mas a tonalidade, a equalização do som do filme, vozes, ruídos, etc. do começo ao fim. Enfim, tudo que se refere a sonoridade do filme –exceto a trilha sonora musical– está nesta categoria de pós-produção.

Melhor Fotografia

Muita gente confunde essa categoria e acha que “Oscar de Fotografia” tem a ver com a qualidade, beleza da imagem ou da luz (iluminação). Nada disso. Fotografia é muito mais, e inclui também a excelência na escolha das lentes pelo diretor, na coloração da luz ambiente ou artificial captadas, nos enquadramentos e toda a locação em si. É um prêmio técnico, mas envolve um profundo conhecimento artístico.

Melhor Design de Produção

A gente conhecia antigamente como Oscar de Direção de Arte. Lembram que no prêmio anterior incluía a locação em si? Então, cada cena de um filme engloba uma quantidade de elementos, e são eles que são julgados nesta categoria: a começar pelo cenário, os objetos em cena, a lógica de sua distribuição, sua necessidade de estar ali, a plástica etc. etc.

Melhor Edição

Também conhecido pelos mais idosos como o “Oscar de Montagem”. Os editores são os verdadeiros “pedreiros” que tornam aquelas folhas de papel, a história como ela começou, numa construção que te arranca lágrimas, suspiros,  raiva ou aflição. Os editores dão forma final à obra de arte. O diretor em quase 100% das vezes também está no time. Esta categoria é tão importante quanto a de Melhor Filme. Por isso é comum que quem ganha Oscar de Edição também leva Melhor Filme na mesma noite. Foram 33 anos consecutivos dessa “tendência”, por exemplo, entre 1981 e 2013.

Melhor Canção Original

Sim, meus amigos e amigas, esta é considerada uma das categorias técnicas, mas, pessoalmente, acho que deveria ser “promovida” à Principal. Desde meados dos anos 30 a Academia já reconhece o valor de uma música feita especialmente para o cinema. E todos nós sabemos o quanto uma bela canção pode nos emocionar, empolgar, causar prazer e, claro, levar às lágrimas.

Leia críticas de cinema no site Ooops

Veja abaixo trailer de “O Rei do Show”, filme que deveria estar concorrendo ao Oscar de Figurino, mas ficou de fora da lista.